GPS Brasília comscore

Novembro azul alerta para diagnóstico precoce do câncer de próstata

O **câncer de próstata** é o câncer mais comum entre homens, sendo a causa de morte de 28,6% dessa população no Brasil. O **diagnóstico precoce** da doença pode evitar uma grande parcela dessas mortes, no entanto, vem cercado de diversos tabus que devem ser quebrados.

O **oncologista Fernando Sabino**, médico do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Santa Lúcia e especialista em saúde do homem, conta que o **exame de toque retal**, uma das principais maneiras de identificar a doença, “_acaba afastando uma boa parte dos homens do acompanhamento médico, visto que envolve uma questão de sexualidade do homem e também cultural_”.

No entanto, apesar de ainda existir entre a população mais idosa e mais humilde, o tabu vem sendo quebrado com **campanhas de conscientização** como o **Novembro Azul**, feitas desde os anos 2000, assim como com a divulgação de informações nas diversas mídias tradicionais e sociais e mutirões para a realização do exame.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2022_11_01_at_19_02_25_1_e02dddc0ea.jpeg)

**Assintomático** na grande maioria das vezes, o câncer de próstata é uma **doença esporádica**, ou seja, acontece independentemente de qualquer fator genético em cerca de **90% da população**. Nos outros 10%, pode ter algum **componente hereditário** envolvido, como a mutação em um gene chamado RCA 1 ou 2, ou o histórico familiar positivo.

Um dos fatores que indica a herança genética da doença é o surgimento do tumor em homens com **menos de 50 anos de idade**. Segundo Sabino, tanto a Sociedade Americana de Urologia quanto a brasileira recomendam que **todos os homens a partir dos 50 anos façam uma avaliação com o urologista** para definir a idade em que deve ser feito o exame preventivo, que inclui o de toque retal e o de sangue PSA (antígeno prostático específico).

No entanto, aqueles que identificarem os sintomas antes de completarem a idade indicada, devem buscar ajuda médica para realizar o diagnóstico da doença. Alguns dos principais sinais que alertam para o câncer de próstata são **dificuldade para urinar, jato de urina reduzido, dor na região pélvica e, mais raramente, sangramento na urina**.

O médico explica que os tratamentos para a doença dependem de quando é feito o diagnóstico. Se feito no **início**, há mais opções de tratamento com o **intuito curativo**, que vão desde a **cirurgia**, com a retirada completa da próstata, até a utilização da **radioterapia**, que queima o órgão e, consequentemente, o tumor. Nesse caso, em algumas situações, é necessário fazer ainda uma injeção, que bloqueia a produção da testosterona.

“_Entretanto, quando o diagnóstico é feito em uma **fase avançada**, em que o tumor está fora da próstata, já na pelve o paciente ou em outros órgãos, o que é chamado de doença metastática, **a cirurgia não é mais indicada**_”, destaca. Nesse caso, as opções envolvem o **tratamento hormonal**, feito com injeção e associado a comprimidos que devem ser ingeridos diariamente, e até a **quimioterapia**.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2022_11_01_at_19_02_25_77c57e3e34.jpeg)

Porém, para evitar que chegue nessa fase, é importante saber que, assim como outros tipo de câncer, o de próstata tem como fator de risco os **hábitos de vida** dos pacientes. O médico esclarece que o que aumenta a chance de desenvolvimento da doença é a **ingesta excessiva de bebidas alcoólicas**, tabagismo, sedentarismo, sobrepeso e/ou obesidade e também uma dieta com muita carne vermelha, frituras, enlatados e embutidos, como presunto, salame e mortadelas

Por fim, Fernando ressalta que, segundo estudos, o paciente que encara o diagnóstico da doença de maneira **positiva e esperançosa** pode apresentar efeitos colaterais **menores** durante o tratamento. “_É importante manter a **cabeça erguida**, com amor pela vida e positividade, tanto partindo do paciente quanto de sua família e daqueles que o acompanham nessa jornada._”

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.