As **novas regras para rótulos de alimentos** no Brasil entram em vigor a partir deste domingo (9). De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de mudanças na tabela de informação nutricional, a novidade é a **adoção de alertas**, na parte frontal da embalagem, sobre alguns nutrientes.
**[Saiba mais: tire todas as suas dúvidas sobre as novas regras da Anvisa](https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZmY5ZTc4MzUtODZjZi00NzYzLWJjNDctMTdkZTY4NmZmMThhIiwidCI6ImI2N2FmMjNmLWMzZjMtNGQzNS04MGM3LWI3MDg1ZjVlZGQ4MSJ9&pageName=ReportSectionc0ac170b47f7b0bfae94)**
**Informação nutricional**
Uma das mudanças é que a tabela de informação nutricional passa a ter **apenas letras pretas e fundo branco**. O objetivo, segundo a Anvisa, é afastar a possibilidade de uso de contrastes que atrapalhem na legibilidade. **Veja:**
![Divulgação/Anvisa](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/03_tabeladeinformaonutricional_907afd1f69.jpg)
Outra alteração será nas **informações** disponibilizadas na tabela. Passa a ser **obrigatória** a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 gramas ou 100 mililitros, para ajudar na comparação de produtos.
O **número de porções** por embalagem também passa a ser obrigatório.
A tabela deve estar localizada próximo à lista de ingredientes e em superfície contínua, sem divisão. Ela **não pode ser apresentada em áreas encobertas**, locais deformados ou regiões de difícil visualização, exceto em produtos de embalagem pequena (área de rotulagem inferior a 100 centímetros quadrados).
**Rotulagem nutricional**
Considerada a **maior inovação das novas regras**, a rotulagem nutricional frontal passa a ser considerada um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem. A ideia, de acordo com a agência, é esclarecer, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes com relevância para a saúde.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/01_modelosdealtoteor_a21e93d521.jpg)
“_Para tal, foi desenvolvido um design de lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo deverá ser aplicado na face frontal da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo nosso olhar_”, destacou a **Anvisa**.
**Alegações nutricionais**
As alegações nutricionais continuam sendo voluntárias. Em relação aos critérios para o uso dessas alegações, foram propostas, segundo a agência, alterações com o objetivo de **evitar contradições** com a rotulagem nutricional frontal. Veja:
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/02_alegaesnutricionais_8d19d5b6dd.jpg)