GPS Brasília comscore

Israel e EUA negociam novo cessar-fogo em Gaza

Acordo pode sair esta semana; reunião entre Trump e Netanyahu será às 19h30 desta segunda (7), em Whashington

Estados Unidos e Israel intensificaram as negociações para um possível acordo de cessar-fogo em Gaza. As conversas foram retomadas nesse domingo (6), em Doha, no Catar, mas esbarram na rejeição de Tel Aviv à exigência do Hamas por uma trégua duradoura.

Com apoio dos EUA, Catar e Egito, a proposta de trégua busca, além do cessar-fogo, alcançar um acordo para a libertação de reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos. 

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou, antes de embarcar para Washington, que a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode “definitivamente ajudar a avançar” nas negociações.

Trump defende uma trégua em Gaza, afetada por uma grave crise humanitária após quase dois anos de uma guerra desencadeada pelo ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 no sul de Israel.

Netanyahu, por sua vez, informou ter enviado uma equipe a Doha com instruções claras para alcançar um acordo sob as condições acordadas, embora o Hamas exijam certas condições para a retirada de Israel, garantias contra a retomada dos combates durante as negociações e o retorno do sistema de distribuição de ajuda administrado pela ONU.

Antes, o primeiro-ministro israelense destacou que a resposta do Hamas a uma proposta de cessar-fogo, apoiada pelos Estados Unidos e transmitida pelos mediadores Catar e Egito, incluía exigências “inaceitáveis”.

Das 251 pessoas sequestradas em 7 de outubro de 2023 durante o ataque do Hamas em Israel, 49 continuam em cativeiro em Gaza, mas o Exército israelense acredita que 27 estão mortas.

Desde o início da guerra, os mediadores negociaram duas tréguas temporárias dos combates. Nas duas ocasiões, reféns foram libertados em troca de milhares de prisioneiros palestinos sob custódia israelense.

O ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 matou 1.219 pessoas em Israel, a maioria civis, segundo um balanço da AFP baseado em dados oficiais israelenses. Mais de 57.500 palestinos morreram na ofensiva israelense em Gaza, a maioria civis, segundo o Ministério da Saúde do território governado pelo Hamas, números que a ONU considera confiáveis.

A guerra também provocou uma situação humanitária crítica para os mais de dois milhões de habitantes de Gaza, segundo a ONU e várias ONGs.

Veja também

A experiência imersiva é um convite para viver uma noite …

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.