Em projeção divulgada pela Climatempo, a expectativa é de que os termômetros se elevem em parte do país a partir de hoje (11), dando início a uma sequência de “dias escaldantes”. À medida que avançamos no mês de março, as projeções indicam a iminente chegada da terceira onda de calor do ano ao Brasil. Entre as regiões mais afetadas com a alta temperatura estão a região Sul do país, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo.
Nessas regiões citadas as temperaturas devem permanecer entre 3°C e 5°C acima da média até, pelo menos, dia 15 de março. Segundo a Organização Meteorológica Mundial pode-se considerar uma onda de calor quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média durante 5 dias consecutivos.
Essa nova onda acontece por conta de uma área de alta pressão nos níveis médios da atmosfera, que desfavorece a formação de nuvens carregadas, consequentemente, mantendo o ar seco e em gradual aquecimento.
Transição para o outono
É importante destacar que março também marca a transição do verão para o outono no hemisfério sul. Durante essa época, a inclinação do eixo da Terra em relação ao sol faz com que os raios solares incidam mais diretamente sobre o equador, resultando em dias mais curtos e no início de temperaturas mais amenas. Portanto, a tendência é que demore para ter uma outra onda de calor no país, já que no início da próxima estação a temperatura começa a diminuir gradualmente.
Cuidados essenciais
É importante estar ciente dos cuidados necessários para lidar com dias de calor intenso. As principais dicas são: manter-se hidratado e evitar a exposição prolongada ao sol entre as 10h e as 16h. Busque abrigo em locais com sombra, use roupas leves e frescas e aplique protetor solar regularmente, tendo contato direto ou não com o sol. Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário. Essas precauções garantem que todos passem por esses dias quentes de forma mais segura e confortável.
*Com informações do Climatempo