O Instituto ClimaTempo alertou para uma nova onda de calor que deve atingir áreas do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Bahia entre os dias 14 e 20 de dezembro.
Segundo o portal G1, a previsão indica que cidades como Corumbá (MS) e São Romão (MT) podem ultrapassar os 40°C durante esse período.
Meteorologistas alertam para possíveis temporais no Sudeste no início desta temporada, enquanto uma forte onda de calor tende a predominar na maior parte do Centro-Sul brasileiro ao longo da semana, incluindo a capital federal.
Já a MetSul Meteorologia projeta a chegada de uma massa de ar extremamente quente ao Centro-Sul do país nos próximos dias, elevando as temperaturas a patamares superiores a 40°C em diversos estados.
“A ampla massa de ar quente se estenderá aos estados do Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste, com temperaturas muito acima da média histórica para dezembro”, destacou a empresa em comunicado.
As previsões indicam que, no Centro-Oeste, os termômetros podem ultrapassar os 40°C em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do interior de São Paulo, com um calor intenso considerado atípico para este mês.
No Rio Grande do Sul, a expectativa é de elevação expressiva das temperaturas na segunda metade da semana, com possibilidade de máximas entre 35°C e 40°C em várias cidades. Há chance, inclusive, de registros acima dos 40°C em algumas localidades.
A MetSul também aponta que, mesmo na Serra Gaúcha, as temperaturas subirão significativamente no próximo fim de semana, podendo atingir 35°C em algumas áreas.