GPS Brasília comscore

Nova ministra assume TSE após saída de Benedito Gonçalves

Com presença de Dino, solenidade foi prestigiada no plenário da Corte Eleitoral
Ministra Isabel Gallotti
Ministra Isabel Gallotti do TSE | Foto: José Alberto/STJ

Compartilhe:

Tomou posse, na noite desta terça-feira (21), Isabel Gallotti, a nova ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante cerimônia prestigiada no plenário da Corte. 

A solenidade começou por volta das 19h30 e contou com a presença do ministro da Justiça, Flávio Dino, do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, da vice-presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, entre outras autoridades.

Isabel vai exercer o cargo durante o biênio 2023-2025. Ao lado de Cármen Lúcia, ela formará a “bancada feminina” entre os membros efetivos da Corte. A desembargadora assumiu a vaga do ministro Benedito Gonçalves, que encerrou o período como titular da Corte em 9 de novembro.

Isabel Gallotti é formada em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduada em direito e estado pela mesma instituição. Ela é ministra do STJ desde 2010, antes tendo ocupado cargo de juíza do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Como estabelece a Constituição Federal, o TSE é formado por, no mínimo, sete magistrados, sendo dois do STJ. O Supremo Tribunal Federal (STF) tem três vagas para ministros e indica dois advogados.