A Ford apresentou nos Estados Unidos a F-150 Lightning Switchgear, nova superpicape elétrica off-road que estreou em 25 de janeiro na corrida King of the Hammers, na Califórnia. Desenvolvida pela Ford Performance, ela é uma das estrelas do programa de competição da marca em 2024, que será o maior da sua história.
Baseada na F-150 Lightning, picape elétrica mais vendida da América do Norte, a Switchgear se junta a outros modelos elétricos de demonstração da Ford, como a SuperVan 4.0 e 4.2, o Mustang Mach-E 1400, o Cobra Jet 1400 e a F-100 Eluminator. Ela foi desenvolvida em parceria com o campeão de drift Vaughn Gittin Jr. e sua preparadora RTR Vehicles, para enfrentar as condições extremas das competições off-road e servir como um banco de testes para futuros modelos.
A Ford criou duas versões da F-150 Lightning Switchgear, uma para estrada e outra para fora da estrada. A configuração off-road traz pneus Nitto Ridge Grappler de 37 polegadas e estepes extras na caçamba, além de pára-choques e protetores de aço. O visual é marcado por elementos em compósito de carbono nos para-lamas dianteiros e para-choques, além de pintura em homenagem à Ford Performance.
No desenvolvimento da Switchgear, a marca se concentrou principalmente no chassi e na suspensão, com curso ampliado e amortecedores Fox de três polegadas de diâmetro. A suspensão dianteira é independente, com braço duplo, e a traseira multilink com amortecedores helicoidais, barra estabilizadora e braços de controle personalizados.
As bitolas dianteira e traseira são de 80 polegadas, bem maior que a da F-150 Lightning normal, para a estabilidade off-road. Os para-choques também são exclusivos para aumentar os ângulos de ataque e de saída.