A fundação que homenageia e preserva o legado do icônico estilista francês Yves Saint Laurent, em Paris, abre suas portas para uma nova exposição: a mostra ‘Transparences’, que fica disponível para visitação até agosto, faz uma exaltação à transparência, traço marcante da obra do designer.
Ainda em 1968, o designer, que começou sua carreira como pupilo de Christian Dior e alçou voos mais altos até construir sua própria marca e alcançar tanto prestígio quanto o seu mentor, fez história ao mostrar um mamilo pela primeira vez numa passarela. A ideia de Saint Laurent não era trazer uma imagem provocadora ou vulgar da mulher, mas ele acabou por introduzir ao público da época a chamada ‘blusa transparente’.
Combinada com um conjunto de smoking e bermuda, a peça é considerada um dos maiores ícones do ousado estilista. Ele também revisitou o clássico ‘New Look’ de Dior, trazendo uma versão do vestido em musselina transparente e uma faixa cinto de penas pretas de avestruz. A mostra faz um verdadeiro passeio na trajetória do estilista, que abusou de tules, rendas, organzas, musselinas e chiffon para exaltar essa sensualidade feminina por meio da transparência.
A exibição conta com uma seleção de cerca de 40 peças entre chapéus, vestidos clássicos e até vestidos de noiva. Para abrir a mostra, um retrato do próprio Saint Laurent nu, clicado pelo fotógrafo Jeanloup Sieff para a campanha de seu primeiro perfume masculino, Pour Homme, em 1971.