GPS Brasília comscore

Nos pênaltis, Ceilândia deixa escapar a vaga nas quartas de final da Série D

No tempo normal, o jogo acabou 0 x 0. VAR teve de ser acionado duas vezes durante as batidas de penalidades máximas

Compartilhe:

O Caxias está classificado às quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (19), o time gaúcho superou o Ceilândia, nos pênaltis, por 7 a 6, após empate por 0 a 0 no tempo normal, repetindo o resultado do jogo de ida, no Centenário, em Caxias do Sul (RS). O duelo foi no Abadião, em Ceilândia.

 

O clube da Serra Gaúcha repete a campanha de 2022, quando também foi às quartas da Série C. No ano passado, a equipe caiu para o América-RN, vencendo por 1 x 0 em casa, mas perdendo por 3 x 1 na Arena das Dunas, em Natal.

 

Os confrontos das quartas serão definidos com base na pontuação das equipes. A de melhor campanha entre as oito classificadas enfrenta a que somou menos pontos ao longo da competição e assim por diante. As partidas estão previstas para os dois próximos finais de semana.

 

O primeiro tempo foi pouco movimentado. Com dificuldades para se aproximar da meta do Caxias, ficando por vezes em posição de impedimento, o Ceilândia tentou apostar na bola parada e buscar espaços para finalizar de fora da área. A melhor oportunidade se deu em finalização de longe do atacante Clemente, aos oito minutos, defendida pelo goleiro Fabian Volpi.

 

O time gaúcho demorou a se soltar na partida. A primeira chegada mais perigosa ocorreu somente aos 37, em cobrança de escanteio pela direita. O atacante Vitor Feijão desviou próximo à pequena área e o zagueiro Ricardo Lima cabeceou por cima do gol. Aos 46 minutos, o atacante Eron recebeu na entrada da área e bateu rasteiro, rente à trave direita.

 

A falta de inspiração seguiu na volta do intervalo. Aos 23 minutos, o Ceilândia balançou as redes, mas em impedimento. O atacante Iago – que tinha acabado de entrar – cruzou pela direita e o meia Pedro Bambu, na sobra de um desvio na área, mandou para o gol. A auxiliar Daniella Coutinho Pinto, porém, indicou a irregularidade. Nos acréscimos, o time da casa teve a melhor chance da partida. Aos 47, o zagueiro Euller subiu sozinho na área para cabecear, mas mandou à esquerda da meta do Caxias.

 

A decisão da vaga foi para os pênaltis. A disputa levou quase dez minutos para iniciar, para sincronia do VAR. Na terceira cobrança do Ceilândia, Euller acertou o travessão. Em seguida, após o chute do atacante Marcão bater no poste superior, o VAR foi acionado e constatou que a bola quicou depois da linha, confirmando o gol. O Caxias teve a chance de liquidar o duelo com Joãozinho, mas o goleiro Matheus Silva defendeu com os pés.

 

As equipes passaram a intercalar cobranças, até que Fabian Volpi salvou a batida rasteira de Uesles, a oitava do Ceilândia. Coube ao também zagueiro Fernando converter a penalidade decisiva e decretar a classificação do Caxias. O resultado põe fim ao futebol no Distrito Federal este ano, pois não há mais times disputando as séries nacionais. (Agência Brasil)