GPS Brasília comscore

Nos 25 anos do Ministério da Defesa, Lula anunciará alistamento feminino voluntário

Cerimônia desta quarta-feira (28) marcará avanço na participação feminina nas Forças Armadas
Presidente da República quer uma análise completa antes de anunciar cortes
Presidente Lula | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta quarta-feira (28), da cerimônia que celebra os 25 anos de criação do Ministério da Defesa. O evento, previsto para ocorrer às 11h, será realizado no Clube do Exército e contará com a presença do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro.

Durante a solenidade, será anunciado pelo presidente o início do alistamento militar voluntário para mulheres, uma medida inédita nas Forças Armadas brasileiras.

Até então, a participação feminina nas Forças Armadas estava restrita aos cursos de formação de suboficiais e oficiais. Com essa nova iniciativa, mulheres a partir de 18 anos poderão se alistar voluntariamente, algo que antes era permitido apenas para os homens.

Além do anúncio histórico, 246 personalidades civis e militares, juntamente com três instituições militares, serão condecoradas com a Ordem do Mérito da Defesa, uma das mais altas honrarias concedidas pelo Ministério da Defesa. A cerimônia faz parte das comemorações oficiais dos 25 anos da pasta, que foi criada em 10 de junho de 1999.