Uma reflexão sobre como os movimentos de migrantes em busca de melhores condições de vida influenciaram a cultura popular nordestina ao longo do último século é o eixo curatorial central da exposição Exodus que vai ocupar a White Box, galeria do hotel Rosewood.
Um pernambucano, um cearense e um alagoano, de gerações e formações distintas, levam suas criações para este nobre espaço no Centro de São Paulo.
Designer de móveis e objetos, o pernambucano Fábio Melo inspira-se nas carrocerias de caminhão e em suas pinturas de filetagem para criar bancos, cadeiras e mesa da coleção Orabolas, que será lançada na exposição.
Já em O Som do Chão Terracota, Heytor Borges celebra a riqueza da terra cearense. O barro, o quartzito terracota e o cristal de quartzo, todos extraídos no estado, são transformados em obras que exaltam a manualidade e a tradição artesanal.
Desfilada no último SPFW, O Conto de Laura é até agora a mais pessoal das coleções de Antônio Castro, estilista da Foz. Ele nos transporta para o sertão de Alagoas dos anos 30, em Mata Grande, onde viveu Laura Alves, sua tia-avó, que para escapar dos castigos e vigilância paterna fugiu com cangaceiros que passavam pela cidade.
As três coleções juntas propõem uma volta circular nordestina, a partir de um lugar preciso para o imprevisível. São três olhares que têm em comum um profundo interesse em trazer para o debate leituras contemporâneas e originais sobre o design migratório.
Serviço
Exposição Exodus
Local: Hotel Rosewood, São Paulo, Alameda Rio Claro, 40, Bela Vista
Datas: entre os dias 12 e 26 de novembro
Coquetel de abertura: quarta-feira, 12 de novembro, a partir das 17h