As embaixadas da Itália e da Suíça se uniram para realizar a “Noite de Ópera, Noite de Língua Italiana”, evento que fez parte da Semana da Língua Italiana no Mundo, em celebração a beleza da língua italiana. Alessandro Cortese e Pietro Lazzeri, embaixadores da Itália e da Suíça, respectivamente, receberam convidados na Embaixada da Itália para assistirem a uma noite de ópera, com obras de Puccini, Verdi, Donizetti e Leoncavallo, interpretadas pelos artistas do Quarteto Toccata.
“Quero destacar a importância da leitura e seu poder de abrir novas perspectivas, novos universos escondidos por trás das palavras. A cultura, a criatividade e as histórias que nascem da poesia são a porta de entrada para um mundo de beleza e de conhecimento. Esta noite, estou realmente feliz de enriquecer este caminho com a música, graças aos arranjos do maestro John McDowell”, destacou o embaixador Alessandro Cortese.
A Semana da Língua Italiana no Mundo é realizada anualmente em outubro. Organizada pela rede diplomático-consular e pelos Institutos Italianos de Cultura, em colaboração com os principais parceiros de promoção linguística, como o Governo da Confederação Helvética (na Suíça, o italiano é uma das quatro línguas oficiais), a Semana tornou-se o mais importante evento em escala global dedicado à língua italiana.
O embaixador da Suíça revelou uma história pouco conhecida, sobre a importância de seu país no crescimento da língua italiana. “Existe uma história cultural interessante entre nossos dois países. As primeiras editoras de língua italiana nasceram no sul da Suíça, de grande família intelectual da Lombardia, a família Agnelli. Nessa época, a Suíça tinha mais liberdade, porque o norte de Itália era dominado pela Áustria. Foi o primeiro momento cultural importante dos livros publicados em italiano”, explicou Lazzeri.
Por meio da música, já que os textos das árias narram histórias ricas em cultura e grande paixão, a ópera se torna um dos principais exemplos de italianidade da história, representando uma das razões pelas quais a língua italiana é amplamente estudada ao redor do mundo.
John McDowell, diretor artístico, Kathia Pinheiro, diretora musical e primeiro violino, comandaram o concerto, que contou ainda com Renata Dourado como soprano e Jean Nardotto como tenor. O destaque do programa foi para as obras de Puccini, em comemoração ao centenário de sua morte.