No último sábado (25), o Colégio Seriös abriu as portas para a tão esperada Noite Cultural, um evento que celebra as habilidades dos estudantes associadas aos conteúdos para além das salas de aula. Sob o tema ‘Conectados’, a edição deste ano proporcionou uma noite repleta de apresentações de arte, cultura e tecnologia, envolvendo teatro, música, circo, exposições de artes plásticas e fotografia, além de obras da marcenaria.
A programação teve início com a exposição de artes plásticas, cinema e fotografia. Além disso, o evento contou com um leilão das peças de marcenaria dos alunos, cuja arrecadação será destinada ao programa de voluntariado da escola, o Seriös Social.
Vanessa Araújo, diretora do Colégio Seriös, destacou a importância do evento. “A Noite Cultural é o resultado de um trabalho realizado ao longo de todo o semestre. E nessa edição o tema foi ‘Conectados’, trazendo para toda a comunidade escolar a possibilidade de estabelecer conexões para além da tecnologia. Não se trata apenas de apresentações sem objetivo. Há intenção em cada ação e são muitas as habilidades desenvolvidas para que a entrega seja feita. O preparo do jantar exige organização, gestão de tempo e resiliência, a pirâmide humana, mostra a importância do trabalho em grupo e da relação de confiança nos colegas, além da necessidade do equilíbrio, o cálculo também aparece em quase todas as movimentações, a presença no palco exige um autocontrole importante e necessário para que eles se tornem destemidos e sejam cada vez mais encorajados em todas as áreas da vida”, contou.
A diversidade de talentos foi evidenciada nas apresentações de teatro e circo, como em ‘A Menina e o Vento’, em que os alunos demonstraram habilidades como equilíbrio, trabalho em equipe e investimento mútuo. Os estudantes de música apresentaram um repertório variado, passando por MPB, pop e rock nacional e internacional.
Os estudantes de gastronomia, sob a orientação da professora Marcela Ferro, prepararam um jantar delicioso, seguindo o tema da celebração, com um menu que ressaltava o aspecto afetivo da comida. A professora explicou a importância da participação dos alunos. “Os nossos estudantes da gastronomia do nono ano fizeram o jantar da Noite Cultural. Eles trabalharam o menu dentro do tema ‘Conectados’. Então, é um menu que traz um aspecto de conforto, uma comida afetiva”, disse.
A coordenadora pedagógica, Lilian Marcondes, ressaltou a relevância das modalidades no campo da arte, cultura e tecnologia para a formação dos alunos como cidadãos ativos na sociedade. “O Colégio Seriös privilegia também, além daquele componente curricular, as habilidades que o aluno pode desenvolver além da sala de aula. Todas essas atividades compõem não apenas o aluno como estudante, mas como cidadão formador de opinião na sociedade”, afirmou.
Confira mais momentos da Noite Cultural: