GPS Brasília comscore

No Lide, Brasília pede a ministro do Turismo apoio às rotas rurais no DF

Orquestrado por Paulo Octávio e Fernando Cavalcanti, encontro de líderes sabatina Celso Sabino

Às vésperas de o País cair na folia carnavalesca, cerca de 220 empresários do Distrito Federal, representantes dos Três Poderes e de entidades de classes se reuniram para a primeira edição do Lide Brasília de 2025, capitaneado pelo empresário e presidente do grupo de líderes, Paulo Octávio, e ciceroneado pelo economista e CEO da NWGroup, Fernando Cavalcanti, anfitrião de grandes eventos ligados ao Setor Produtivo local.  

O convidado especial desta temporada foi o ministro do Turismo, Celso Sabino, que diante da sabatina trouxe números expressivos sobre o trade, e revelou seu plano para Brasília, juntamente com o secretário de Turismo, Cristiano Araújo. Sabino é paraense, tem 46 anos, e até assumir a pasta ocupava uma cadeira na Câmara dos Deputados desde 2919. 

“A presença do ministro Celso Sabino neste encontro é importante para Brasília, que se aproxima do aniversário de 65 anos. O ministro está ajudando uma cidade que precisa ser conhecida por todo o Brasil. E 90% da população brasileira não conhece a capital da República. Eu sempre entendi que o turismo é um dos mais importantes segmentos do País. O ministro com sua juventude e competência tem feito um excelente trabalho”, disse Paulo Octávio ao iniciar o evento.

Paulo Octávio (Foto: Celso Junior)

Paulo Octávio e Ibaneis Rocha (Foto: Celso Junior)

Paulo Octávio e Ibaneis Rocha (Foto: Celso Junior)

Ministro Celso Sabino (Foto: Celso Junior)

José Humberto (Foto: Celso Junior)

Ministro Celso Sabino (Foto: Celso Junior)

Fernando Cavalcanti e convidados (Foto: Celso Junior)

Durante a apresentação, o ministro revelou dados do panorama atual: “2024 foi o ano em que o brasileiro mais viajou dentro do País. Foram 350 milhões de viagens com a emissão de 118 milhões de passagens aéreas”, disse. Os dados referentes ao turista estrangeiro também foram salientados por Sabino. “Tivemos um recorde histórico com entradas no Brasil: mais de 6,7 milhões de pessoas de outras nacionalidades, gastando cerca de R$40 bilhões, valor inédito para o setor”. Sabino emenda que os vizinhos argentinos são os que mais frequentam o Brasil. 

Em sua fala no palco, o governador Ibaneis Rocha parabenizou o ministro pela sensibilização por Brasília diante dos recursos destinados para a capital federal. “Parabéns pela sua postura, Celso, pela sua formação política e pelo seu diálogo, mantendo sempre a vontade de ver o turismo do Brasil crescer cada vez mais. De 2019 para cá, houve um avanço de cerca de 40% de aumento de turistas na nossa cidade. E um dos fatores é porque nós temos um aeroporto que tem voos para todas as capitais do Brasil, e que está entre os dez melhores do mundo.”

Claudia Maldonado (Foto: Celso Junior)

Laura Oliveira, Fernando Cavalcanti, Janine Brito, Tainah Melo e Carol Mendes (Foto: Celso Junior)

Luís Antônio Reis e Edison Garcia (Foto: Celso Junior)

Eugênio Lacerda e Fernando Cavalcanti (Foto: Celso Junior)

Paulo Octávio, secretário de turismo do DF Cristiano Araújo, ministro Celso Sabino e André Kubitschek (Foto: Celso Junior)

O secretário Cristiano Araújo, por sua vez, ressaltou seus esforços para implementar e consolidar o turismo rural como roteiro turístico, em especial as Rotas do Vinho, do Queijo, do Mel e da Cachaça. “Ministro, aproveito a ocasião e peço atenção e o seu apoio para o turismo rural da nossa capital. São cachoeiras, vinícolas, queijarias, fazendas com inúmeras atrações, inclusive gastronômicas”. 

José Humberto, secretário de governo, findou com uma brincadeira, rememorada pelo deputado distrital Chico Vigilante, em relação ao convidado: “Conforme tem se dito em eventos do segmento… será Celso o ministro Sabino ou ministro Sabido?”. 

De acordo com Paulo Octávio, que inicia e finda o encontro entre meio-dia e catorze horas, segundo seu rigoroso relógio, ele próprio foi surpreendido pelo anfitrião Fernando que convidou ao palco também André Kubitschek, outro aniversariante do mês, e puxou o Parabéns. 

Foto: Celso Junior

Foto: Celso Junior

Foto: Celso Junior

“Eu quero dizer o quão é agradável celebrar a vida do nosso amigo Paulo Octávio. Eu gostaria que todos estivéssemos reunidos para homenagear o empreendedor que você tem sido ao longo da sua história. Que Deus te abençoe. Eu comecei o dia de hoje neste palco falando da minha gratidão a Deus. Eu termino, agradecendo a Ele a vida dessas pessoas maravilhosas aqui presentes”, finalizou Fernando Cavalcanti.

Confira os cliques de Rayra Paiva:

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Essa interação ocorre por diversos fatores, incluindo alterações hormonais

Segundo estudo, 72% das crianças avaliadas apresentaram um aumento da …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI