Depois de um primeiro dia sem medalhas, o Brasil conquistou, neste domingo (28), a primeira medalha nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O judoca Willian Lima perdeu a final da categoria até 66kg para o japonês Hifumi Abe, que era favorito. Abe agora é bicampeão olímpico da categoria e dono de três títulos mundiais.
Aos 24 anos, o brasileiro disputa a primeira Olimpíada de sua carreira. Para chegar à final, ele venceu primeiro o usbeque Sardor Nurillaev, a poucos segundos do fim. Nas oitavas de final, Lima derrotou o turcomeno Serdar Rahimov, que levou três punições, número máximo no judô, o que gera desclassificação. Já nas quartas de final, a vitória veio sobre o mongol Baskhuu Yondonperenlei.
É SEMIFINAL! 🥋 #Judo
Willian Lima vai em busca do pódio em #Paris2024 na categoria -66kg! Ele pega Gusman Kyrgyzbayev 🇰🇿.
📸: Wander Roberto/COB pic.twitter.com/XO2mJXAUvA
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) July 28, 2024
Por fim, superou Gusman Kyrgysbayev, do Casaquistão, na semifinal. O brasileiro foi muito melhor em toda a luta e só perdeu força quando precisou de atendimento por uma tentativa malsucedida de golpe do adversário. A luta foi para o golden score, quando Lima encaixou um ippon e garantiu a ida à final.
Na última luta, Abe dominou as ações. Logo no início, Willian recebeu um shido (advertência) e depois Abe conseguiu dois waza-ari, o que equivale a um ippon, fechando a luta. Segundo o brasileiro, faltou a ele confiança. Ele pediu desculpas pela derrota, mas disse que ficou feliz, porque falou ao meu filho que colocaria a medalha no peito dele. “E isso eu consegui”, emendou.
O judoca de Mogi das Cruzes (SP) faturou duas medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado. Foi prata por equipes mistas e bronze no individual. Ele é treinado por Leandro Guilheiro, dono de duas medalhas de bronze olímpicas (Atenas-2004 e Pequim-2008).