GPS Brasília comscore

No judô, William Lima conquista a medalha de prata, a primeira do Brasil

Bicampeão olímpico, o japonês Hifumi Abe dominou as ações na luta final da categoria até 66kg
William Lima fez uma campanha brilhante na cateforia até 66kg
William Lima fez uma campanha brilhante na cateforia até 66kg. Foto: Wander Roberto/COB

Compartilhe:

Depois de um primeiro dia sem medalhas, o Brasil conquistou, neste domingo (28), a primeira medalha nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O judoca Willian Lima perdeu a final da categoria até 66kg para o japonês Hifumi Abe, que era favorito. Abe agora é bicampeão olímpico da categoria e dono de três títulos mundiais.

Aos 24 anos, o brasileiro disputa a primeira Olimpíada de sua carreira. Para chegar à final, ele venceu primeiro o usbeque Sardor Nurillaev, a poucos segundos do fim. Nas oitavas de final, Lima derrotou o turcomeno Serdar Rahimov, que levou três punições, número máximo no judô, o que gera desclassificação. Já nas quartas de final, a vitória veio sobre o mongol Baskhuu Yondonperenlei. 

Por fim, superou Gusman Kyrgysbayev, do Casaquistão, na semifinal. O brasileiro foi muito melhor em toda a luta e só perdeu força quando precisou de atendimento por uma tentativa malsucedida de golpe do adversário. A luta foi para o golden score, quando Lima encaixou um ippon e garantiu a ida à final.

Na última luta, Abe dominou as ações. Logo no início, Willian recebeu um shido (advertência) e depois Abe conseguiu dois waza-ari, o que equivale a um ippon, fechando a luta. Segundo o brasileiro, faltou a ele confiança. Ele pediu desculpas pela derrota, mas disse que  ficou feliz, porque falou ao meu filho que colocaria a medalha no peito dele. “E isso eu consegui”, emendou.

 O judoca de Mogi das Cruzes (SP) faturou duas medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado. Foi prata por equipes mistas e bronze no individual. Ele é treinado por Leandro Guilheiro, dono de duas medalhas de bronze olímpicas (Atenas-2004 e Pequim-2008).

Últimas

Política