Categories: Life

No Dia Mundial do Rock, conheça bandas brasilienses que mantém vivo o estilo

Há cerca de 38 anos, no dia 13 de julho de 1985, acontecia um dos maiores festivais musicais do mundo. Dedicado a arrecadar fundos pra acabar com a fome na Etiópia, o Live Aid reuniu diversos artistas em uma causa nobre, mas também deu destaque a um dos gêneros mais populares daquela época: o Rock.

 

Já em carreira solo após se afastar do Genesis, um dos ícones do estilo, Phil Collins, chegou a declarar durante sua apresentação no festival que o dia 13 de julho deveria ser considerado o dia mundial do Rock. Apesar de a sugestão do músico não ter sido muito levada a sério pelos demais países, os brasileiros admiradores do Rock adoraram a ideia de ter um dia para reverenciar seu estilo favorito.

 

Foi dessa forma que, oficialmente, passamos a celebrar o Dia Mundial do Rock por aqui. E nessa mesma época, Brasília já despontava como berço de importantes bandas do gênero como Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude e Raimundos, fato que a fez ser consagrada como a capital brasileira do estilo.

 

Hoje, o quadradinho segue sendo fonte de inspiração para outros músicos amantes do estilo, que se aventuram a espalhar a palavra do Rock pela capital, pelo Brasil, e até pelo exterior. Neste dia tão especial para os roqueiros, o GPS te convida a conhecer o trabalho de algumas bandas nascidas em solo brasiliense:

 

Device

 

Foto: Divulgação

 

Com pegada mais agressiva, letras de peso e fortemente influenciada por bandas de Death, Thrash e Grind como Slayer, Deicide, Krisiun e Sepultura, o Device é presença na cena do Metal brasiliense desde 2004. O primeiro EP, “Behold Darkness”, foi lançado oficialmente três anos após a formação da banda, composta pelos músicos Ítalo Guardieiro (vocal), Marco Mendes (guitarra), Daniel Gonçalves (baixo) e Pedro Fraga (bateria). De lá pra cá, foram lançados o full-lenght “Antagonistic” (2010), o EP “Godless” (2018) e o single “Cristofascismo”, sempre com críticas ao governo e à desigualdade social.

 

 

Instagram: @devicebehold
Site: deviceofficial.bandcamp.com

Di Boresti

 

Foto: Reprodução/Instagram

 

A Di Boresti está na ativa desde 2009, e possui fortes influências das bandas de rock brasilienses dos anos 80 e 90, do Punk Rock, Ska e Pop. Formada por RoneyBoy (vocais), Darell (guitarra), Alex Duran (baixo) e Serginho Jobas (bateria), a principal filosofia da banda é encarar os palcos – e a vida – na boa, na paz. O primeiro cd, “Bem vindo ao meu mundo”, foi lançado em 2010 com 10 faixas autorais. Também se destacam os singles “Adrenalina” e “Antes que seja tarde”.

 

 

Instagram: @diborestioficial
Facebook: https://www.facebook.com/diborestioficial/

 

Koppa

 

Foto: Reprodução/Instagram

 

Os amigos João Quirino (voz e guitarra), Daniel Ribeiro (guitarra e voz), João Xavier (baixo e voz), e Felipe Victer (bateria) formam a banda Koppa, que mescla rock tradicional e alternativo com um swing inspirado em ritmos latinos. O EP “Epifania” foi lançado em 2017, e no mesmo ano a banda foi finalista do Finca, festival universitário de música candanga da UnB. O EP “Transparecer” é o trabalho mais recente da banda, que se apresentará no Capital Moto Week no próximo dia 22. Fica o convite para prestigiar a banda. 

 

Instagram: @bandakoppa
Site: bandakoppa.com.br

 

 

MIV

 

Foto: Divulgação

 

Na estrada há pouco mais de um ano, a MIV aposta na combinação de elementos de vários estilos musicais para falar de temas como liberdade, diversidade, positividade, empoderamento feminino e relacionamentos, fazendo de seu trabalho um pop-rock vibrante e dançante. Laís Teixeira (voz), João Victor Vilela (guitarra) e Marcelo Novelino (bateria) integram o grupo, que já atingiu a impressionante marca de 200.000 mil plays no Spotify em apenas três meses, com os singles “Melhor assim”, “Cansei” e “Só eu sei”

 

 

Instagram: @miv_br
Site: mivbrasil.com

 

Nume Consense

 

Foto: Reprodução/Instagram

 

O rock é tão especial para a Nume Consense, que a banda celebra oficialmente seu aniversário na data de hoje, 13 de julho. Michel Glauber (vocais e guitarra), Jesse Lopes (guitarra), Patrick Leite (baixo) e Alberto Guido (bateria) definem seu som como ‘rock experimental’, que mistura os estilos clássicos rock and roll, blues, indie e country com pitadas de hardcore, dando mais peso à música. Recentemente, a banda lançou novos singles como “Ímpeto”, “Lacaio”, “Refúgio” e “Planetas”.

 

 

Instagram: @numeconsense

 

 

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Kokay compara posturas de Lula e Bolsonaro após denúncias de assédio: “Vejam a diferença”, disse

Deputada do PT relembrou escândalo do ex-presidente da Caixa, minimizado pelo conservador

8 horas ago

Câmara aprova urgência para projeto de renegociação das dívidas dos estados com a União

Texto permitirá quitação de dívidas em até 30 anos e criará fundo para enfrentar mudanças…

9 horas ago

SIA recebe novas calçadas e ciclovias para melhorar segurança e acessibilidade

Obras de infraestrutura estão na fase final e beneficiarão pedestres e trabalhadores

9 horas ago

Homem é condenado a 3 anos de prisão após surrar cães a chicotadas no Balneário Camboriú

Réu foi filmado agredindo os cães e o vídeo viralizou nas redes sociais

10 horas ago

Celina desmente rumores sobre o fim do Eixão do Lazer: “É falácia da oposição”

Vice-governadora reforçou que o espaço é democrático e que GDF tem ouvido população

11 horas ago

Senado: oposição protocola pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes

Com mais de 150 assinaturas, pedido aguarda análise de Rodrigo Pacheco

11 horas ago