GPS Brasília comscore

No dia do Psicólogo, uma importante reflexão sobre a profissão no país

O Brasil é o país com maior número de psicólogos registrados, e o profissional Mário Glória Filho detalha um pouco dessa caminhada

Compartilhe:

Hoje, no dia do psicólogo, é essencial promover uma reflexão sobre o valor das pessoas que se dedicam ao exercício dessa profissão. A Psicologia é o estudo da mente e do comportamento. Em um passado não muito distante, esta disciplina era uma área da filosofia. Atualmente, é um campo científico diverso, com métodos próprios, composto de muitas áreas de pesquisa e de prática como a psicologia cognitiva, a clínica e a social, apenas para citar algumas. O psicólogo é o profissional que se dedica ao estudo, à pesquisa e à prática da psicologia.

 

No Brasil, somos aproximadamente 430 mil profissionais inscritos no Sistema Conselhos, representando diferentes correntes teórico-metodológicas. Oitenta por cento desses profissionais são mulheres. Nos últimos 10 anos, no entanto, a quantidade de homens que buscam a profissão tem crescido significativamente. Fato talvez impulsionado pela gradual mudança na percepção dos papéis de cuidador na sociedade, caindo por terra a ideia paternalista que apenas mulheres cuidam.

 

O início do caminho para tornar-se psicólogo no Brasil, dá-se exclusivamente pela formação em psicologia em nível de graduação com duração de cinco anos. Durante a formação básica, estuda-se, essencialmente, os múltiplos níveis de análises disponíveis para compreender o comportamento humano: o biológico, o individual, o social e, até mesmo, o ideológico. A formação é intensa e exigente, compreendendo métodos de pesquisa, escrita acadêmica, estágios nos mais variados contextos, muitas horas de estudo independente e de aula. Compreender e intervir no comportamento humano com ética, respeito aos Direitos Humanos e dignidade não é tarefa banal nem fácil e deve ser tomada com muita responsabilidade. A formação básica é apenas o começo. Na verdade, o aprimoramento contínuo perdura toda a carreira e, provavelmente, não tem um fim.

 

A representação social mais comumente relacionada ao psicólogo é a do profissional de saúde mental. As questões de saúde mental aumentam substancialmente em todo o mundo, suas causas são multifatoriais e complexas, não sendo possível atribuí-las a uma única variável. Mudanças no meio ambiente, no estilo de vida, estresses e vulnerabilidades estruturais fornecem boas pistas para as origens deste crescente quadro. Mais precisamente, na última década, questões de saúde mental e do uso de substâncias aumentaram em 13%. Ao redor do mundo, 20% das crianças e adolescentes atendem critérios suficientes para serem diagnosticadas com um transtorno mental. Além disso, na faixa etária de 15 a 29 anos, o suicídio é a segunda principal causa de morte.

 

As questões de saúde mental têm um efeito profundo em todas as áreas da vida como a produtividade na escola e no trabalho, relações com familiares e com amigos e na capacidade de participar da vida em comunidade. Estima-se que a depressão e a ansiedade, os transtornos mentais mais comuns, custem mais de 1trilhão de dólares à economia global anualmente. Apesar disso, a média de gastos com saúde mental por parte dos governos ao redor do mundo não chega a 2% do orçamento em saúde. O estigma ainda amplamente associado ao sofrimento mental é outro fator que dificulta o acesso e impede a busca de ajuda apropriada.  O psicólogo é o profissional com o treinamento e capacitação adequados para tratar de tais questões.

 

Além da atuação clássica no escopo da saúde, os profissionais de psicologia brasileiros estão, cada vez mais, equipados para contribuir com a solução de desafios de importância global, como as mudanças climáticas, os conflitos entre grupos, a polarização política, o combate às notícias falsas e o avanço da inteligência artificial em nosso quotidiano, dentre tantos outros temas relevantes ao nosso momento histórico. A interdisciplinaridade é a marca fundamental do avanço da ciência, e a psicologia tem essa característica desde a sua concepção.
Talvez, em nenhum outro momento da história, a relevância social do trabalho do psicólogo tenha sido maior. Feliz Dia do Psicólogo!

 

*Mário Glória Filho (@mgfpsicologia) é Mestre em Psicologia Social pela Universidade de Brasília (PSTO – UnB), em Brasília, DF, Brasil; Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; Psicólogo pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), em Brasília, DF, Brasil; Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília (UCB), em Brasília, DF, Brasil; Psicólogo Clínico de adolescentes, adultos e idosos em consultório particular em Brasília, DF e Manaus, AM, Brasil.