Categories: Cotidiano

No Dia do Orgulho LGBTQIA+, prédios públicos ganham as cores do arco-íris

Os prédios dos principais órgãos públicos de Brasília anoitecerão nesta quarta-feira (28) refletindo as cores do arco-íris. A iluminação é uma homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, mundialmente celebrado neste 28 de junho e pode ser vista em diversos pontos da cidade, como no Palácio do Planalto, Congresso Nacional, Itamaraty, Palácio do Buriti e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).  

 

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é uma das datas mais relevantes para o movimento. Lembrada nos quatro cantos do mundo, tem a proposta de reforçar o combate ao preconceito e também afirmar a importância do respeito às diferentes orientações afetivo-sexuais. O dia 28 de junho também chama atenção para a necessidade de se compartilhar informações sobre direitos e conquistas já alcançadas, debater políticas públicas, além de demonstrar a força e a alegria da comunidade LGBT. 

 

O Palácio do Planalto também recebeu as cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBTQIA+. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

A palavra orgulho é utilizada como oposto de vergonha, que por muito tempo gerou – e ainda hoje gera – a opressão aos indivíduos LGBTQIA+. O movimento teve início em 28 de junho de 1969 com a Revolta de Stonewall. Naquele ano, batidas policiais em bares gays na região de Manhattan, em Nova York (EUA), seguiam um padrão: policiais invadiam o local, ameaçando e espancando funcionários e clientes, que depois eram presos.

 

Nas primeiras horas da manhã daquele dia, no entanto, as coisas aconteceram diferente no bar Stonewall Inn. Clientes e curiosos reagiram à truculência policial. A consequência foi uma confusão que durou dias de protestos e resultou no que ficou conhecido como a Revolta de Stonewall. Os protestos ajudaram a desencadear o movimento atual pelos direitos civis LGBTQ+.

Junho, então, se tornou o Mês do Orgulho LGBTQIA+, marcado por desfiles e eventos em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Em Brasília, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ está marcada para ocorrer em 9 de julho, na Esplanada dos Ministérios. 

 

No Palácio do Buriti, Associação Brasília Orgulho, que cedeu as lâminas das sete cores para a projeção. Foto: Sou Gomes/Ascom Sejus-DF

 

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Boulos vai pedir prisão de Marçal após divulgação de suposto laudo falso sobre uso de droga

Candidato do PSol acusa adversário de espalhar suposto receituário que alega uso de entorpecente

5 horas ago

Disputa entre Nunes, Boulos e Marçal é a mais acirrada em São Paulo desde 2000

Datafolha mostra cenário de indefinição, com apenas 2 pontos percentuais separando principais candidatos

5 horas ago

Pesquisa: 40% dos brasileiros acreditam que aparência física pode afetar futuro individual

Entrevistados também acreditam que sucesso no relacionamento está atrelado aos cuidados pessoais

6 horas ago

Parada LGBT+ Rio: organizadores planejam iniciativas sustentáveis

Evento no dia 24 de novembro deve se transformar em Parada Verde

6 horas ago

Detran alerta motoristas sobre riscos no trânsito com a chegada das chuvas

Autarquia divulgou vídeo no YouTube com orientações e vai desenvolver ações educativas

7 horas ago

Cármen Lúcia diz que desinformação nas eleições é “cabresto digital”

Para a ministra, é necessário resgatar a plena liberdade de voto

7 horas ago