GPS Brasília comscore

No Dia do Orgulho LGBTQIA+, prédios públicos ganham as cores do arco-íris

Os prédios dos principais órgãos públicos de Brasília anoitecerão nesta quarta-feira (28) refletindo as cores do arco-íris. A iluminação é uma homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, mundialmente celebrado neste 28 de junho e pode ser vista em diversos pontos da cidade, como no Palácio do Planalto, Congresso Nacional, Itamaraty, Palácio do Buriti e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).  

 

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é uma das datas mais relevantes para o movimento. Lembrada nos quatro cantos do mundo, tem a proposta de reforçar o combate ao preconceito e também afirmar a importância do respeito às diferentes orientações afetivo-sexuais. O dia 28 de junho também chama atenção para a necessidade de se compartilhar informações sobre direitos e conquistas já alcançadas, debater políticas públicas, além de demonstrar a força e a alegria da comunidade LGBT. 

 

Palácio do Planalto é iluminado com cores da bandeira que representa diversidade. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Palácio do Planalto também recebeu as cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBTQIA+. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

A palavra orgulho é utilizada como oposto de vergonha, que por muito tempo gerou – e ainda hoje gera – a opressão aos indivíduos LGBTQIA+. O movimento teve início em 28 de junho de 1969 com a Revolta de Stonewall. Naquele ano, batidas policiais em bares gays na região de Manhattan, em Nova York (EUA), seguiam um padrão: policiais invadiam o local, ameaçando e espancando funcionários e clientes, que depois eram presos.

 

Nas primeiras horas da manhã daquele dia, no entanto, as coisas aconteceram diferente no bar Stonewall Inn. Clientes e curiosos reagiram à truculência policial. A consequência foi uma confusão que durou dias de protestos e resultou no que ficou conhecido como a Revolta de Stonewall. Os protestos ajudaram a desencadear o movimento atual pelos direitos civis LGBTQ+.

Junho, então, se tornou o Mês do Orgulho LGBTQIA+, marcado por desfiles e eventos em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Em Brasília, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ está marcada para ocorrer em 9 de julho, na Esplanada dos Ministérios. 

 

Foto: Sou Gomes/Sejus-DF
No Palácio do Buriti, Associação Brasília Orgulho, que cedeu as lâminas das sete cores para a projeção. Foto: Sou Gomes/Ascom Sejus-DF

 

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.