GPS Brasília comscore

No DF, 1,3 milhão de veículos circulam sem o licenciamento pago

Donos de automóveis com placas de final 1 e 2 têm até 30 para colocar em dia o licenciamento e receber o CRLV-e de 2023
Blitz do detran nas ruas de Brasília
Fiscalização do Detran-DF | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Compartilhe:

Até agosto, mais de 67% dos veículos do Distrito Federal circulavam sem o licenciamento anual pago, de acordo com o Departamento de Trânsito (Detran-DF). No total, são 1.306.337 automóveis circulando pela Capital sem o documento de porte obrigatório. A emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo por meio digital (CRLV-e) está atrelada ao pagamento do tributo, bem como de outros débitos como o IPVA e multas, se houver.

Os motoristas de veículos com placas de final 1 e 2 têm até 30 de setembro para pagar a taxa de renovação do licenciamento anual. A partir de 1º de outubro, esses automóveis deverão ter o CRLV-e de 2023 para transitar nas ruas. Os demais veículos devem cumprir a exigência a partir do prazo estabelecido conforme a placa. A imposição muda a partir do 1º dia de cada mês depois da expiração da data de vencimento:

Desta forma, automóveis com finais de placa 3, 4 e 5 têm até 31 de outubro para realizar o pagamento. Já os com finais de placa 6, 7 e 8 têm até 30 de novembro. Por fim, os donos de carros com placas finais 9 e 0 têm até 31 de dezembro para se regularizar.

Leia mais: Detran faz leilão online de veículos e sucatas

Os condutores que forem flagrados pela fiscalização transitando sem licenciamento poderão ser penalizados com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), apreensão do veículo e multa no valor de R$ 293,47. A infração é considerada gravíssima.

“Solicitamos que a população não deixe o pagamento para o último minuto, para não confundir os prazos. É importante que os motoristas estejam com os veículos legalizados para circular na cidade”, afirma o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Clever de Farias Silva.

 

Como regularizar a situação

Para obter o documento, o proprietário deverá pagar a taxa de licenciamento e as demais pendências, caso haja. Após a quitação dos débitos, a emissão do CRLV-e é feita por meio do portal de serviços do Detran-DF ou pelo aplicativo Detran Digital. O documento também pode ser obtido no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), do governo federal.

Desde 2021, o certificado de licenciamento é emitido apenas no formato digital. O CRLV-e pode ser apresentado por meio dos aplicativos oficiais, ou na versão impressa em papel A4 branco comum. (Agência Brasília)