GPS Brasília comscore

“Ninguém tem a eficiência sanitária do Brasil”, diz ministro Carlos Fávaro sobre a força do agro no 2º Brasília Summit

Ministro da Agricultura destacou eficiência sanitária e reforçou importância do setor agropecuário na economia brasileira

A atuação do Brasil no combate à gripe aviária foi exaltada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta quarta-feira (11), durante o 2º Brasília Summit, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais. Ele também destacou o papel estratégico do agronegócio nacional. “Ninguém no mundo conseguiu enfrentar a gripe aviária com o tamanho de eficiência que o Brasil demonstrou”, afirmou.

O evento, realizado no Hotel Brasília Palace, reuniu autoridades, empresários e especialistas dos setores agropecuário e imobiliário para debater o papel do Brasil na segurança alimentar global e o mercado imobiliário como vetor de desenvolvimento sustentável. O primeiro painel abordou o tema “A força do agro brasileiro na garantia da segurança alimentar”.

Fávaro citou a capacidade técnica e o preparo do setor para evitar que surtos da doença afetassem a produção nacional. “Esse vírus circula em granjas comerciais há pelo menos 19 anos e só conseguiu entrar em uma granja brasileira há pouco mais de 20 dias. Levamos dois anos desde o primeiro caso em animal silvestre até o primeiro caso em granja comercial. Enquanto outros países tiveram surtos em granjas em 15, 20, 30 dias após o primeiro caso em silvestres, o Brasil se preparou e segurou. Foram abatidos 17 mil animais aqui. Para comparação, nos Estados Unidos, a mesma gripe aviária levou ao abate de 170 milhões de aves. Ninguém tem a eficiência sanitária do Brasil.”

“Ninguém tem a eficiência sanitária do Brasil”, diz ministro Carlos Fávaro sobre a força do agro no 2º Brasília Summit

Zequinha Marinho, senador do Podemos-PA | Foto: Rayra Paiva

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, destacou os números do setor. “O agro brasileiro representa, no mínimo, 52% de tudo que se exporta nesse país, gera um terço dos empregos e quase 30% do nosso PIB. Isso é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade: precisamos garantir que esse alimento chegue à mesa de quem mais precisa.”

“Ninguém tem a eficiência sanitária do Brasil”, diz ministro Carlos Fávaro sobre a força do agro no 2º Brasília Summit

Pedro Lupion, deputado federal do PP-PR | Foto: Rayra Paiva

Já o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, fez críticas ao aumento da carga tributária e defendeu cortes no setor público. “Quando a gente fala de aumento de impostos, a gente fala de diminuição de crescimento econômico, em um momento em que a gente precisa do exemplo. E o exemplo que nós temos cobrado sempre é cortar na carne.”

Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura | Foto: Rayra Paiva

Roberto Rodrigues, que comandou o Ministério da Agricultura entre 2003 e 2007, fez um alerta sobre a necessidade de enfrentar práticas ilegais que prejudicam a imagem do Brasil no exterior. “Precisamos, desesperadamente, acabar com o que é ilegal: desmatamento, invasão de áreas protegidas e incêndios criminosos. Só eliminando essas práticas ilegais conseguiremos acabar com a imagem negativa que é usada contra o Brasil.”

Veja também

Perdas no agro começaram logo após as novas regras norte-americanas …

Tapa estalou em rede nacional como um grito daqueles que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI