A 14 ª rodada do Campeonato Brasileiro começou com surpresas. Em nenhuma das partidas disputadas nessa quarta-feira (16) os times favoritos conseguiram os três pontos. No duelo mais esperado da noite, Neymar decidiu e marcou o único gol da partida na vitória do Santos contra o Flamengo. Com o resultado o rubro-negro pode perder a liderança da competição caso o Cruzeiro vença o Fluminense na noite desta quinta-feira (17) no estádio Maracanã.
Apesar de o Flamengo ter maior volume de jogo, o Santos contou com a qualidade individual do craque Neymar para sair com a vitória. O camisa 10 jogou bem e acabou marcando seu gol já aos 38 minutos do segundo tempo, quando recebeu passe de Guilherme, se livrou da marcação de Léo Pereira e de Varela, e bateu para o fundo do gol defendido pelo argentino Rossi.
Com a vitória o Santos sobe para a 14ª posição da classificação com 14 pontos, se afastando da zona do rebaixamento. Já o Flamengo permanece com 27 pontos e terá que torcer para o rival tricolor caso queira continuar no topo da tabela.
Botafogo e Palmeiras tropeçam
Após viverem o sonho do Mundial de Clubes, Palmeiras e Botafogo encontraram percalços no Brasileirão. O time paulista não passou do empate 1 a 1 com o Mirassol, ampliando a sequência sem vitórias no Allianz Parque. Facundo Torres abriu o placar para o Palmeiras, mas o estreante Chico da Costa, que entrou bem no segundo tempo, marcou o gol de empate após jogada aérea.
Já no Engenhão, o Botafogo dominou o jogo do início ao fim, mas não conseguiu furar o bloqueio do Vitória, que contou com uma atuação inspirada do goleiro Lucas Arcanjo para segurar o 0 a 0. A equipe carioca, sob o comando de Davide Ancelotti, manteve intensidade ofensiva, acertou a trave duas vezes e superou a marca de 30 cruzamentos, mas pecou na eficiência. Com o resultado, o Botafogo se manteve na zona de classificação para a pré-Libertadores, enquanto o Vitória segue no Z-4.
Outros resultados
O São Paulo empatou por 2 a 2 com o Red Bull Bragantino e segue próximo da zona de rebaixamento. Com dois gols de André Silva, ambos com assistência de Luciano, o time de Hernán Crespo mostrou certa evolução tática, especialmente na movimentação ofensiva. Apesar do esforço, o empate mantém o jejum de vitórias do São Paulo contra o Bragantino como visitante desde 2019 e deixa o time na 16ª colocação, a apenas um ponto do Z-4.
No Castelão, o Corinthians venceu o Ceará por 1 a 0 em um jogo de baixo nível técnico, encerrando uma sequência de cinco partidas sem vitória. Talles Magno, que não marcava havia 24 jogos, foi o herói da noite ao aproveitar cruzamento rasteiro de Carrillo e garantir o triunfo. O resultado levou o Corinthians aos 19 pontos, superando o Ceará na tabela e aliviando a pressão após recentes tropeços.
Confira os resultados dos jogos desta quarta-feira:
- Palmeiras 1 × 1 Mirassol
- Ceará 0 x 1 Corinthians
- Santos 1 × 0 Flamengo
- Botafogo 0 x 0 Vitória
- Red Bull Bragantino 2 x 2 São Paulo
*Com informações de agências