GPS Brasília comscore

Nexus: mais de 70% dos brasileiros apoia isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

Levantamento aponta que maioria do País defende menos impostos para os mais pobres

Uma ampla maioria dos brasileiros defende a chamada justiça tributária e quer mudanças na cobrança do Imposto de Renda (IR), segundo pesquisa divulgada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados. O estudo mostra que 71% da população é favorável à isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil mensais, proposta em tramitação no Congresso Nacional. Apenas 24% são contrários à medida.

Além disso, 62% dos entrevistados acreditam que a política econômica do País deve ser guiada pelo princípio da justiça social – quem tem mais renda paga mais impostos.

Para o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, os dados indicam que haverá pressão popular sobre os parlamentares durante a votação da proposta, recém-aprovada por comissão especial da Câmara dos Deputados. O texto é relatado pelo ex-presidente da Casa, deputado federal Arthur Lira (PP-AL). 

“Na opinião pública, há mais gente do lado do governo [autor da proposta de isenção] do que o contrário”, afirma.

Rejeição dos Poderes

A pesquisa também revela desgaste generalizado das instituições. O governo Lula é avaliado como ótimo ou bom por 29% dos brasileiros, enquanto outros 29% consideram a gestão regular e 39% classificam como ruim ou péssima. Em relação à forma de governar, 44% aprovam e 50% desaprovam o presidente.

O Congresso Nacional é a instituição pior avaliada entre os Três Poderes  apenas 16% veem seu trabalho como ótimo ou bom, e 55% desaprovam sua atuação.

O Supremo Tribunal Federal (STF) também tem avaliação negativa entre os brasileiros: 25% consideram seu desempenho ótimo ou bom, enquanto 47% desaprovam.

Segundo o levantamento, 38% dos brasileiros desaprovam os Três Poderes, enquanto apenas 20% aprovam todos. “Para cada brasileiro totalmente satisfeito com as esferas de poder, há dois insatisfeitos com todas elas”, destacou.

Conflitos com o Congresso

O levantamento também apurou o grau de conhecimento da população sobre embates recentes entre o governo Lula e o Congresso. Apenas 37% souberam citar os conflitos, como a derrubada do decreto do IOF e os vetos presidenciais sobre energia elétrica e desoneração da folha.

Ainda assim, a maioria discordou das decisões do Legislativo:

  • 54% são contra a derrubada do veto sobre a conta de energia;
  • 49% são contra a derrubada da desoneração da folha;
  • 43% discordam da derrubada do decreto do IOF, enquanto 41% apoiam.

Questionados sobre as motivações do Congresso, 52% disseram acreditar que os parlamentares agem por razões políticas para enfraquecer o presidente, enquanto 35% consideram que as propostas derrubadas eram ruins para o País.

A pesquisa ouviu 2.021 pessoas com 16 anos ou mais, em entrevistas presenciais, entre os dias 14 e 20 de julho, nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

No frio, é mais comum um tipo de depressão chamado …

A Geração Z, nascida entre meados de 1995 e 2010, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.