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Neoenergia apresenta aos empresários projetos ligados às áreas social, de capacitação e energia limpa

Executivos da distribuidora, vão ao Lide Brasília para se aproximar do empresariado local
Fotos: Rayra Paiva

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Foi às margens do Lago Paranoá que o espanhol Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, teve seu primeiro contato direto com os maiores empresários e empreendedores do Distrito Federal. No Royal Tulip Hotel, suntuosa instalação assinada por Ruy Ohtake, cerca de 250 pessoas se reuniram para entender melhor a performance da empresa, que há três anos assumiu o desafio de modernizar a distribuição de energia para o DF.

O momento foi oportuno e necessário. O convite surgiu do empresário Paulo Octávio, presidente do Lide Brasília, que promove almoços de relevância para o mercado entre os associados da organização.

“Foi importante este encontro. Nós queremos criar vínculos com a capital. Viemos para somar com a comunidade e temos um longo trabalho pela frente”, diz Frederico Candian, diretor-presidente da Neoenergia em Brasília, que foi sabatinado pelos presentes.

Após as palavras introdutórias de Capelastegui, Frederico traçou um panorama do fornecimento de energia em residências, comércios e indústrias. Ressaltou que investiu mais de R$ 800 milhões em tecnologia e modernização da rede elétrica. O resultado neste prazo foi o atendimento de 37 mil famílias, que antes estavam fora dos sistema legal de fornecimento de energia contempladas. “Temos 1,2 milhão de clientes e geramos mais de 2 mil empregos diretos”, elucida Candian, ressaltando que aumentou em 30% o volume de colaboradores.

Ao apresentar dados, Candian enfatizou que a capital terá a primeira estação de abastecimento de veículos H2V do Brasil, uma forma inovadora de combustível produzida a partir da separação dos gases hidrogênio e oxigênio presentes na água. E ainda a instalação de usinas solares em monumentos da capital, a exemplo do Palácio da Alvorada e Supremo Tribunal Federal (STF).

Um detalhe que despertou a atenção das empresárias, cada vez mais presentes, atentas e atuantes no Lide Brasília, foi a formação e contratação de 155 eletricistas mulheres como força de trabalho em uma profissão majoritariamente masculina. Destaque também para os investimentos na área social. A distribuidora desde 2021 destinou cerca de R$ 6 milhões para projetos que atendem pessoas em vulnerabilidade.

Quebrando o protocolo, Paulo Octavio chamou ao palco Ibaneis Rocha, presente na companhia da vice-governadora Celina Leão. “O governador foi o agente que fez essa mudança acontecer. Graças a ele demos esse passo adiante”, diz o anfitrião. E Ibaneis responde: “Temos a convicção de que fizemos o melhor para o DF”.

Pontualmente às 14h, Paulo Octavio encerra o almoço, assinado pelo chef do hotel, Elizio Correa, com vinhos argentinos chardonnay e petit verdot Chikiyam, da Andes Growers, produzidos às margens sul do rio Tunuyán, na região de Rivadavia. em Mendoza. A aprazível decoração foi assinada por Andrea Carvalho, convergindo frondosos arbustos em vasos com a tecnologia do led P2 em alta resolução. Os arranjos florais de mesa foram de Rodrigo Melo e a montagem dos vasos grandes de cariotas de Fernanda Freiman.