GPS Brasília comscore

Nem só ‘Peaky Blinders’ e ‘Oppenheimer’: saiba quem é Cillian Murphy

Com 47 anos de idade e 25 de carreira, o artista irlandês chegou a estudar direito e ter uma banda de rock, a Sons of Mr. Greengenes

Compartilhe:

Apesar de mais de duas décadas atuando no universo cinematográfico, foi em 2013 que o nome de Cillian Murphy bombou. Thomas Shelby foi o responsável por tamanha fama, já que o líder da gangue inglesa Peaky Blinders coleciona fãs ao redor do mundo. 

 

Com 47 anos, o irlandês acumula dezenas de trabalhos no currículo — além de memes com “cara de paisagem” nas redes sociais. Mas, para a surpresa de muitos, Murphy quase seguiu outro rumo profissional. Além de ter estudado direito, ele chegou a ter uma banda de rock, a Sons of Mr. Greengenes, com seu irmão. Seus primeiros passos como ator foram em peças de teatro, tanto na escola quanto profissionalmente. Sua estreia foi em 1996.

 

Já no cinema, Cillian teve seu debute em 1998, com um papel secundário em A História de uma Amizade, ao lado de Brendan Gleeson e Andrew Scott. O prêmio como Melhor Ator veio pelo papel no romance Disco Pigs, em 2001, mesmo ano em que fez sua estreia em uma minissérie, a The Way We Live Now.

 

 

Atualmente, a parceria com o diretor Christopher Nolan também está sob os holofotes, por causa de Oppenheimer, filme que estreou no último dia 20, mas essa relação não começou agora. A primeira vez em que eles trabalharam juntos foi em Batman Begins. Na trilogia, ele dá vida ao Dr. Jonathan Crane (ou Espantalho) e aparece nos três filmes. No premiado A Origem e em Dunkirk, Murphy e Nolan também foram colegas.

 

 

Apesar dos prêmios acumulados e da fama crescente, o ator mantém sua vida pessoal longe das atenções do mundo. Cillian casou-se com sua namorada de longa data, a irlandesa Yvonne McGuinness, em 2004, na França. Eles têm dois filhos, Malachy, nascido em dezembro de 2005, e Carrick, nascido em julho de 2007. Hoje em dia, permanece morando na Irlanda, em Dublin

 

Yvonne-McGuinness.jpeg
Foto: Reprodução/Twitter

 

Oppenheimer

 

Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan – que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas.

 

A trama, dirigida por Christopher Nolan, estreou no Brasil na última semana e acompanha o físico e um grupo de cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.