Por meio de um investimento de cerca de R$ 180 milhões em obras de melhorias, dois navios de cruzeiro internacionais servirão de hospedagem para os visitantes que chegarão a Belém para acompanhar a COP30, marcada para novembro de 2025.
A medida será tomada com o objetivo de servir de solução emergencial para contornar o problema dos preços abusivos de hospedagem em Belém, em decorrência do megaevento.
Juntos, os navios MSC Seaview e Costa Diadema terão capacidade para mais de seis mil pessoas, com cerca de 3,9 mil cabines.
O MSC Seaview é um dos maiores navios da empresa MSC, com vinte andares, e pode transportar mais de cinco mil passageiros durante suas viagens. A embarcação conta com piscinas, bares, restaurantes variados, teatro, cassino, boliche, tirolesas e áreas para crianças e adolescentes.
Da companhia Costa Cruzeiros, o Costa Diadema é um navio da classe Dream, conhecido pelo design imponente e pela atmosfera italiana clássica. Um dos maiores da frota, o transatlântico é composto por uma promenade externa que contorna o navio e oferece jacuzzis, espreguiçadeiras e áreas de restaurante ao ar livre.
Para receber esses gigantes dos mares de forma adequada, atualmente, o porto está passando por adaptação. As obras de melhorias incluem a instalação de um píer de 710 metros, previsto para ser entregue em 14 de outubro, a menos de um mês antes do encontro.