O ano era 1957. **Lúcio Costa** acabara de ganhar o concurso para o plano da _Nova Capital_, no qual projetou os traços do **urbanismo** de Brasília com inspiração pelo sinal da cruz. Contudo, o formato da cidade é popularmente comparado ao de um **avião**.
Para mesclar em harmonia as ideias do urbanismo da capital do País com outra questão indispensável, o **paisagismo**, **Roberto Burle Marx** se juntou à dupla **Oscar Niemeyer e Lúcio Costa**. Assim, ficou a cargo do paulistano dar vida aos espaços abertos da cidade. Nove dos **jardins** planejados por ele, no quadradinho, foram tombados pelo governo do Distrito Federal em 27 de setembro de 2011.
O paisagista aceitou o desafio de planejar as **áreas livres e abertas** do Plano Piloto, começando pelo **Eixo Monumental**. Também fez o projeto de **Parque Zoobotânico**, que estava previsto para ocupar o local onde hoje está o **Estádio Nacional de Brasília**.
Pulando para os dias de hoje, Brasília se tornou uma verdadeira **cidade-parque**. Com 5,5 milhões de árvores e 650 jardins públicos, plantas são desenvolvidas por dois viveiros da Novacap e cultivadas em todo o Distrito Federal.
>“Temos em Brasília uma floresta urbana que não existe em nenhum outro lugar no mundo, com índice de área verde acima de 50 metros quadrados por habitante”, afirma o chefe do DPJ, Raimundo Silva. O departamento foi criado em 1960 para a manutenção e a criação das áreas verdes da capital federal.
Conheça as **espécies** **nativas** do cerrado!
**Jacarandá**
Essa é uma árvore extremamente **ornamental**. Na época de floração apresenta uma profusão de flores em cachos de tons entre **lilás** e **azul** que cobrem por completo a árvore. Seus troncos de cor castanho escuro e tortuosos lhe dão uma silhueta **peculiar** e interessante. Com exploração **comercial** antiga e intensa, o Jacarandá foi exportado em larga escala para a Europa, onde fez concorrência ao ébano.
Em nossas terras, foi muito utilizado no mobiliário do **barroco** brasileiro o que contribuiu também para a devastação das áreas onde crescia e, como espécie espontânea, tornou-se raridade.
![(Foto: Reprodução/Instagram)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Ckhnh0_YJ_Uvv109_f60e6a1cb9.jpg)
**Sapucaia**
A árvore pode atingir até 30 m de altura e o tronco que pode atingir 1 m de diâmetro e possui copa densa. Suas folhas caracteristicamente **róseas** quando jovens, verdes posteriormente formam um maciço de coloração **lilás arroxeada**.
Quando chega a época da floração, verdadeira festa para as **abelhas**, a sapucaia se transforma: todo o verde da árvore fica encoberto por uma capa **cor-de-rosa**, um belo espetáculo propiciado pela conjunção das flores arroxeadas e cheias de **aroma** perfumado, que tomam a copa da árvore com as folhas novas, que também nascem coloridas de rosa ou lilás.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/6936835701_34900c656b_b_3d80e5e808.jpg)
**Flamboyant**
Considerada uma das árvores **mais bonitas do mundo**, a Flamboyant conta com flores **vermelhas** e é muito frondosa, possui tronco forte e um pouco retorcido e sua copa é muito ampla, cuja largura pode ser maior do que a própria altura da árvore.
Essa espécie é muito utilizada em projetos paisagísticos, arborização em vias públicas como: **praças, orquidários, jardins botânicos e calçadas**. É indicada para áreas abertas com grandes espaços que possibilitem o seu crescimento, principalmente, por causa de suas enormes e grossas raízes.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/5156478597_64e661bff3_b_e0669a345a.jpg)
Além disso, ipês-amarelos, roxos e brancos, quaresmeiras, aroeiras, copaíbas, lírios, sálvias vermelhas e azuis, zínias, cravos petúnias também são **a cara de Brasília**.