Precisamos falar de Natalie Portman – a atriz israelense-americana pisou no tapete vermelho da estreia do filme May December na 76ª edição do Cannes Film Festival vestindo um modelo da época de ouro da maison Dior.
Natalie Portman no Cannes Film Festival 2023 (Fotos: reprodução/Twitter)
O vestido que atraiu todos os holofotes é uma inspiração do Junon, vestido que é peça de museu, criada pelo estilista Christian Dior para a coleção de alta outono-inverno 1949/1950.
Vestido Junon (Fotos: reprodução/Galerie Dior/The MET)
A saia com pétalas ombré é toda bordada com lantejoulas e faz referência ao pavão, pássaro associado a Hera, rainha dos olimpianos, protetora do casamento e da fertilidade na mitologia romana.
Vestido Junon (Fotos: reprodução/Galerie Dior/The MET)
O Junon já foi reinterpretado por diversos estilistas. John Galliano, quando estava à frente da maison Dior, fez uma releitura para a coleção primavera-verão 2010 de alta costura. Outra homenagem, também feita na própria marca, foi a de Maria Grazia Chiuri na coleção de alta-costura primavera-verão 2017.
Christian Dior primavera-verão 2010 alta costura (Foto: repordução/Go Runway)
Christian Dior primavera-verão 2017 alta costura (Foto: repordução/Go Runway)
Fora da casa Dior, quem fez homenagem foi Zuhair Murad, em 2009 – Miley Cyrus foi a eleita para usar a peça no tapete vermelho do Oscar.
Miley Cyrus veste releitura do Junon no Oscar 2009 (Foto: reprodução/Pinterest)