Montar a árvore no quarto domingo anterior ao dia 25 de dezembro, visitar o Papai Noel nos shoppings da cidade, comprar presentes, tirar o amigo oculto. As tradições de Natal fazem parte das casas do mundo todo, mas nem todos os países seguem os mesmos hábitos dos brasileiros.
Ao contrário do País, no Japão, o Natal não é feriado. O principal motivo é que a data trata-se de uma tradição católica e ocidental. Na terra do sol nascente, é uma comemoração romântica. Geralmente, os casais se encontram para trocar presentes e passear pelas ruas enfeitadas.
Mas e nas outras nações? O GPS|Brasília preparou uma lista com alguns países e suas tradições. Confira:
Noruega
Para os noruegueses, as convenções antigas se misturam com as pagãs. Entre as tradições está esconder as vassouras antes de ir dormir na véspera de Natal, já que os espíritos malignos que aparecerem na noite de 24 de dezembro vão roubar qualquer vassoura que virem para voar sobre os vilarejos.
Austrália
Em 25 de dezembro, as famílias realizam um tradicional almoço e, em seguida, vão para as praias, onde o Papai Noel, conhecido como Father Christmas, aparece. No país, grupos de pessoas se encontram para cantar canções de Natal segurando velas.
República Tcheca
O dia principal do Natal, no país, é o 24 de dezembro, data em que é servido um banquete tradicional, que inclui carpa com salada de batatas. A comemoração também inclui uma superstição: as mulheres que querem um parceiro ficam de costas para a porta e jogam um sapato por cima do ombro. Se o sapato cair apontando para a porta, ela será pedida em casamento no ano seguinte.
Estados Unidos
As comemorações natalinas dos americanos são iniciadas com o Dia de Ação de Graças, em 28 de novembro. As famílias costumam decorar biscoitos de canela, pendurar meias para o Papai Noel depositar os presentes e assistir filmes clássicos.
México
Na festa de Natal, batizada de Las Posadas, as famílias representam a peregrinação de Maria e José antes do nascimento de Jesus, carregando velas e entoando cânticos.
Rússia
Para os russos, o Natal só é comemorado no dia 7 janeiro. O motivo é que os países com forte presença de cristãos ortodoxos “seguem o calendário juliano, criado em 45 a.C., em vez do calendário gregoriano, instituído pelo papa católico Gregório 13 em 1582”, diz a BBC.
Senegal
Muçulmanos de Senegal celebram o Natal. A capital, Dakar, é decorada com árvores e luzes. Para eles, o Papai Noel costuma aparecer em supermercados de Dakar.