GPS Brasília comscore

“Não podemos ficar apenas reagindo às fake news”, diz secretária de Saúde

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, defendeu que o governo vá para as ruas combater as fake news sobre vacinas e, com isso, conseguir um aumento na cobertura de imunização na capital federal. 

 

Durante entrevista ao GPS, a secretária responsabilizou a campanha de negação e a disseminação de informações falsas e afirmou que é necessário reverter essa situação. 

 

Nós não podemos mais ficar apenas reagindo às fake news. Nós precisamos ir à parada de ônibus, ao horário nobre da televisão, aos outdoors, às paradas de ônibus, ao metrô. Nós temos que falar da importância e da positividade a vacina“, ressaltou.

 

Além disso, Lucilene Florêncio destacou a importância de falar positivamente sobre a capacidade do Brasil em produzir vacinas e de reforçar a confiança da população no Programa Nacional de Imunização.

 

Veja a entrevista:

 

 

Cartões de vacina

A exemplo do que é investigado pela Polícia Federal, sobre possível falsificação de cadernetas de imunização para beneficiar, supostamente, o ex-presidente Jair Bolsonaro e familiares, Lucilene Florêncio defendeu que, caso haja denúncias ocorridas no Distrito Federal, os casos devem ser investigados. 

 

Se houve alguma adulteração, ou se houve a prática desse crime, deve ser apurado. Mas eu te afirmo que o sistema é perfeitamente rastreável: quem lançou, onde foi feito, o local, o lote de quem tomou a vacina“, disse

 

Secretária de Saúde, Luciene Florêncio, durante entrevista ao GPS | Foto: JP Rodrigues
Secretária de Saúde, Luciene Florêncio, durante entrevista ao GPS | Foto: JP Rodrigues

 

Perda de medicamentos

Ao ser questionada sobre a notícia de medicamentos e vacinas que perderam o prazo de validade, Lucilene Florêncio esclareceu que isso não ocorreu no Distrito Federal. Ela mencionou a existência de estoques represados pelo Ministério da Saúde e a necessidade de planejamento adequado para evitar a perda de diversos insumos. 

 

Nós não temos medicamentos que, por prazo de validade, possam ser incinerados. Nós temos uma programação. O grupo 1 é uma ação do Ministério da Saúde, o grupo 2, nós recebemos o recurso, fazemos a aquisição, tudo dentro da programação. Então, esses milhões de medicamentos que estão no Ministério da Saúde. Eles são principalmente medicamentos da covid e do kit de intubação e, com isso, vamos receber de acordo com o nosso consumo médio mensal“, disse.

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.