Categories: Life

Não foi Cabral: a verdade sobre a descoberta do Brasil

Nesta segunda-feira (22), completa-se 524 anos desde a descoberta do Brasil, um marco histórico que ainda suscita debates sobre os eventos que deram início à história do País. Oficialmente, Pedro Álvares Cabral é conhecido como o descobridor do Brasil, mas vários estudos contestam esse fato. 

Em dezembro de 1498, uma frota sob o comando do navegador português Duarte Pacheco Pereira explorou o litoral brasileiro, entre os atuais estados do Pará e do Maranhão. Essa descoberta foi mantida em sigilo pelos reis portugueses D. João II e D. Manuel I, visando evitar que os espanhóis, então rivais, conhecessem seus projetos.

Pacheco Pereira, figura influente na época, foi encarregado das negociações entre Portugal e Espanha para o Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494. Este tratado dividiu o “Novo Mundo”, reservando as terras a oeste de Cabo Verde para a Espanha e as terras a leste para Portugal, local que se localiza o atual Brasil. 

Enquanto isso, em janeiro de 1500, o navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón desembarcou no litoral nordestino, três meses antes de Cabral. Porém, devido aos conflitos com nativos e ao Tratado de Tordesilhas, ele não pode reivindicar as terras brasileiras para a Espanha, pois estavam do lado português do Tratado. 

O navegador português Duarte Pacheco Pereira foi o primeiro a chegar ao Brasil, e o espanhol Vicente Yañez Pinzón, chegou em janeiro de 1500, 3 meses antes de Cabral
Pedro Álvares Cabral

Em 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, avistando a região do Monte Pascoal, na Bahia. Após uma missa em 26 de abril, os navegantes permaneceram até 2 de maio, tomando posse da terra “em nome de Dom Manuel I e Jesus Cristo”. 

A primeira referência ao Brasil foi como ‘Ilha de Vera Cruz’ na carta de Pero Vaz de Caminha. Entretanto, o território já era habitado por povos indígenas desde tempos pré-históricos.

Imagem da chegada de Cabral ao litoral da Bahia (Reprodução)

O 22 de abril de 1500 marca a tomada de posse das terras brasileiras por Portugal de forma oficial, por este motivo é a data que os próprios portugueses sempre divulgaram como sendo da “descoberta”.

Emanuelly Fernandes

Posts Recentes

Ex-diretora da Americanas se entrega a autoridades portuguesas

Anna Christina Ramos Saicali deve desembarcar em Guarulhos na manhã desta segunda-feira (1º)

52 minutos ago

Pesquisa mostra que 72% dos norte-americanos defendem que Biden desista da reeleição

Número é nove pontos percentuais maior ante o último levantamento, realizado em fevereiro

1 hora ago

Flamengo vence o Cruzeiro e se isola na liderança do Brasileirão

Nos outros jogos das 18h30, Criciúma e Inter ficaram no 1 x 1 e o…

3 horas ago

Líder da extrema-direita francesa celebra vitória sobre Emmanuel Macron

Marine Le Pen disse que o bloco liderado pelo presidente francês foi "praticamente apagado".

3 horas ago

Região Sul do País tem geadas e temperaturas abaixo de zero

Em Urupema, na Serra Catarinense, termômetros marcaram -7,2°C. São José dos Ausentes (RS) cravou -4°C

3 horas ago

CNJ abre reclamação contra desembargador que não concedeu prioridade à advogada grávida

O desembargador Luiz Alberto de Vargas negou solicitação da advogada Marianne Bernardi

3 horas ago