GPS Brasília comscore

Mulheres vítimas de violência doméstica terão local de atendimento separado

Na última semana, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promulgou a Lei Nº 7459/2024, proposta pela deputada distrital Dayse Amarilio (PSB-DF), que determina a criação de um espaço reservado exclusivamente para o atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica nas unidades de saúde da região.

A deputada, que é enfermeira obstetra há mais de duas décadas e tem vivenciado de perto as demandas na Secretaria de Estado de Saúde do DF, ressalta a importância dessa medida. Segundo ela, as vítimas de violência doméstica muitas vezes enfrentam um processo de revitimização ao buscar ajuda nas unidades de saúde, tendo que enfrentar as mesmas filas e ambientes que os demais pacientes, o que pode causar constrangimento e até mesmo desencorajá-las a buscar auxílio.

 “Esta Casa dá um passo importante em relação à defesa das mulheres, principalmente num momento em que essas mulheres carecem cada vez mais de políticas públicas que atentem para suas necessidades físicas, emocionais e financeiras”, afirma. “Comemoro a possibilidade de essas mulheres, vítimas de violência, poderem driblar a insegurança, o constrangimento, e terem acesso ao atendimento adequado. Essa Lei é extremamente importante, pois dá dignidade às mulheres, já violentadas por ações absolutamente criminosas”, disse a deputada.

A Lei assegura que mulheres vítimas de violência doméstica recebam atendimento prioritário em espaços reservados nas unidades de saúde do Distrito Federal, incluindo hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além disso, o acolhimento das vítimas será preferencialmente realizado por profissionais especializados em enfermagem forense, psicologia ou psiquiatria.

Em casos de necessidade de internação, a unidade de saúde será responsável por registrar o caso e encaminhá-lo aos órgãos competentes para a devida apuração. Essa medida visa não apenas garantir um atendimento adequado às vítimas, mas também facilitar o acesso delas à justiça e aos serviços de apoio necessário para sua recuperação física e emocional.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.