GPS Brasília comscore

Na reta final do Pan-23, Brasil supera desempenho de Lima-19

O Time Brasil confirmou, na sexta-feira (3), a melhor campanha da história dos Jogos Pan-americanos, superando o desempenho de Lima 2019. A marca foi batida após o ouro de Darlan Romani, no arremesso de peso, o 54º da delegação brasileira nos Jogos Pan-americanos Santiago-23. Naquele momento, o Brasil igualava o recorde de campeões, mas superava em número de pratas. O dia fechou com 56 ouros, 59 pratas e 50 de bronze.

O desempenho foi ampliado neste sábado (4). Às 15h40, o Brasil somava 59 medalhas de ouro, 63 de prata e 58 de bronze, com total de 180 também superior ao total do último Pan. O Pais já garantiu pelo menos outras cinco medalhas nos últimos dias dos Jogos: vôlei, handebol, polo aquático e futebol masculinos (ouro ou prata), e tênis de mesa equipe masculina (no mínimo bronze). No quadro geral de medalhas, o Brasil só está atrás dos Estados Unidos, que somam 108 de ouro, 66 de prata e 78 de bronze, um total de 252.

“O Brasil vem muito bem em diversas modalidades, algumas com desempenhos históricos como boxe, judô e ginástica rítmica. Natação e atletismo, como sempre acontece em Jogos Pan-americanos, também estão contribuindo muito para o nosso desempenho. Muito importante também é ver que estamos conseguindo a afirmação de alguns atletas jovens, como Renan Gallina, do atletismo, Miguel Hidalgo, do triatlo, e Maria Eduarda Alexandre, da ginástica rítmica”, apontou Ney Wilson, sub-chefe da Missão do Brasil em Santiago-23 e Diretor de Alto Rendimento do COB.

Outra marca que superou Lima 2019 foi o de classificações para os próximos Jogos Olímpicos. Se para Tóquio-20, o Brasil conseguiu 29 vagas na capital peruana, para Paris-24 já são 39 através de Santiago-23, sejam elas nominais ou para o País.

“Além das medalhas, que nos colocam num bom caminho para conquistarmos um dos nossos objetivos, de estar no top-3 do Continente, também temos que ressaltar o número de vagas que conquistamos aqui para os Jogos Olímpicos. Já são 39 vagas em nove modalidades. Um dos nossos objetivos secundários é seguir ampliando o número de modalidades em que estamos presentes, chegando em finais e que, num futuro próximo, estarão na briga por medalhas também”, completou Ney Wilson.

Até as 15h40 deste sábado, o Brasil havia conquistado o ouro na equipe mista do triatlo, com Miguel Hidalgo, Djenyfer Arnold, Manoel Messias e Vittoria Lopes;  a prata com Isaquias Queiroz na canoagem, na prova do C1 1000m; e com Camilla Lopes e Alice Gomes no trampolim sincronizado da ginástica feminina; e o bronze na disputa da equipe masculina do arco recurvo do tiro com arco, com Marcus Vinicius D’Almeida, Matheus Ely e Matheus Gomes; na prova inédita do revezamento da marcha atlética, com Caio Bonfim e Viviane Lyra; no trampolim sincronizado da ginástica masculina, com Rayan Castro e Lucas Tobias; e na pelota basca, com Felipe Otheguy.

Os Jogos Pan-americanos Santiago 2023 chegam ao fim neste domingo (5), com a Cerimônia de Encerramento, às 20h, no Estádio Bicentenário de La Florida.

 

Veja também

Iniciativas Pegada Solidária e Jambeiro Solidário uniram esforços para arrecadar …

Durante o Natal e o Réveillon, os cardápios incluem uma …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI