GPS Brasília comscore

Na reta final do Pan-23, Brasil supera desempenho de Lima-19

O Time Brasil confirmou, na sexta-feira (3), a melhor campanha da história dos Jogos Pan-americanos, superando o desempenho de Lima 2019. A marca foi batida após o ouro de Darlan Romani, no arremesso de peso, o 54º da delegação brasileira nos Jogos Pan-americanos Santiago-23. Naquele momento, o Brasil igualava o recorde de campeões, mas superava em número de pratas. O dia fechou com 56 ouros, 59 pratas e 50 de bronze.

O desempenho foi ampliado neste sábado (4). Às 15h40, o Brasil somava 59 medalhas de ouro, 63 de prata e 58 de bronze, com total de 180 também superior ao total do último Pan. O Pais já garantiu pelo menos outras cinco medalhas nos últimos dias dos Jogos: vôlei, handebol, polo aquático e futebol masculinos (ouro ou prata), e tênis de mesa equipe masculina (no mínimo bronze). No quadro geral de medalhas, o Brasil só está atrás dos Estados Unidos, que somam 108 de ouro, 66 de prata e 78 de bronze, um total de 252.

“O Brasil vem muito bem em diversas modalidades, algumas com desempenhos históricos como boxe, judô e ginástica rítmica. Natação e atletismo, como sempre acontece em Jogos Pan-americanos, também estão contribuindo muito para o nosso desempenho. Muito importante também é ver que estamos conseguindo a afirmação de alguns atletas jovens, como Renan Gallina, do atletismo, Miguel Hidalgo, do triatlo, e Maria Eduarda Alexandre, da ginástica rítmica”, apontou Ney Wilson, sub-chefe da Missão do Brasil em Santiago-23 e Diretor de Alto Rendimento do COB.

Outra marca que superou Lima 2019 foi o de classificações para os próximos Jogos Olímpicos. Se para Tóquio-20, o Brasil conseguiu 29 vagas na capital peruana, para Paris-24 já são 39 através de Santiago-23, sejam elas nominais ou para o País.

“Além das medalhas, que nos colocam num bom caminho para conquistarmos um dos nossos objetivos, de estar no top-3 do Continente, também temos que ressaltar o número de vagas que conquistamos aqui para os Jogos Olímpicos. Já são 39 vagas em nove modalidades. Um dos nossos objetivos secundários é seguir ampliando o número de modalidades em que estamos presentes, chegando em finais e que, num futuro próximo, estarão na briga por medalhas também”, completou Ney Wilson.

Até as 15h40 deste sábado, o Brasil havia conquistado o ouro na equipe mista do triatlo, com Miguel Hidalgo, Djenyfer Arnold, Manoel Messias e Vittoria Lopes;  a prata com Isaquias Queiroz na canoagem, na prova do C1 1000m; e com Camilla Lopes e Alice Gomes no trampolim sincronizado da ginástica feminina; e o bronze na disputa da equipe masculina do arco recurvo do tiro com arco, com Marcus Vinicius D’Almeida, Matheus Ely e Matheus Gomes; na prova inédita do revezamento da marcha atlética, com Caio Bonfim e Viviane Lyra; no trampolim sincronizado da ginástica masculina, com Rayan Castro e Lucas Tobias; e na pelota basca, com Felipe Otheguy.

Os Jogos Pan-americanos Santiago 2023 chegam ao fim neste domingo (5), com a Cerimônia de Encerramento, às 20h, no Estádio Bicentenário de La Florida.

 

Veja também

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

A noite terá Menu completo, bebidas alcoólicas e não alcoólicas …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.