Finalmente o **novo rei** será coroado. Cidadãos da Inglaterra estão **ansiosos** para saber como será o reinado, após 70 anos com a icônica _Rainha Elizabeth_ no poder. As celebrações da coroação de Charles III irão durar três dias. O anúncio foi feito pelo Palácio de Buckingham, que revelou os primeiros detalhes do programa de comemorações.
O dia 6 de maio será marcado pelo arranque dos festejos com a **procissão do rei e da rainha** consorte entre o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster. Os novos monarcas serão recebidos pelo Arcebispo da Cantuária que irá realizar a cerimônia religiosa e proclamá-los como **reis de Inglaterra**.
![Rei Charles e rainha Camilla](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Rei_Charles_rainha_Camilla_301a481dd5.jpg)
Em seguida, a realeza regressa à residência oficial da família real na chamada Procissão de Coroação. Um momento que culmina com a saudação do casal na tradicional varanda do palácio, acompanhados pelos elementos seniores da realeza.
No segundo dia de comemorações, o Castelo de Windsor será palco de um concerto especial, com **grandes nomes da música internacional** e que será transmitido em direto na _BBC_. Para estarem presentes, os britânicos terão que ganhar o bilhete através de um sorteio.
Ainda no dia 7, os cidadãos do Reino Unido poderão fazer parte do _“Big Lunch”_ (Grande Almoço), um evento que irá decorrer em vários espaços públicos da cidade e que pretende reunir vizinhos de comunidades numa **refeição solidária** que tem como missão reforçar laços.
O dia 8 de maio é o último dos três dias de coroação e será feriado no país. No centro da agenda está o _“Big Help Out”_, um evento para **promover a solidariedade** e que conta com a participação de organizações como _The Together Coalition, os The Scouts e o Royal Voluntary Servisse._
Por confirmar está ainda a lista de convidados para as comemorações. A grande **dúvida** do momento é se o filho mais novo de Charles III, o _príncipe Harry_, e a mulher, _Meghan Markle_, estarão ou não **presentes** para este momento **histórico na monarquia britânica**.
Recentemente Harry teceu várias **críticas** à instituição, ao pai e ao irmão, na série da Netflix “Harry & Meghan” e no livro autobiográfico lançado no inicio do mês “Na Sombra”.