GPS Brasília comscore

Na garagem: como é a rotina de um veículo elétrico

O que antes parecia **distante** ou **pouco imaginável**, hoje já é uma realidade no Brasil: os **veículos elétricos** estão disponíveis, e ao que tudo indica, **vieram para ficar**. Apesar do crescente interesse dos motoristas acerca dessa nova forma de dirigir, ainda há quem se mantenha **cético** ou **receoso** em relação ao seu **funcionamento, manutenção** e **comportamento** em estradas, principalmente durante viagens mais longas.

A **[Saga BYD Brasília](https://sagabyd.com.br/)** é a **primeira** concessionária da cidade que oferece apenas carros híbridos e 100% elétricos, e não só quer **desmistificar** esse conceito pré-existente de que ter um carro elétrico é difícil, mas também mostrar que ele cabe perfeitamente no seu dia dia.

**Onde carregar?**

É perfeitamente **possível** carregar um automóvel elétrico na sua própria **casa**, e não se faz necessária a construção de grandes estruturas para auxiliar na recarga. Bastam apenas uma **fiação boa** e um **disjuntor independente**. Além disso, há diversos pontos de carregamento espalhados em **áreas públicas e estabelecimentos comerciais** de Brasília, que podem dar aquela ajuda em um momento de emergência.

_”Um dos diferenciais da BYD é que ao sair da concessionária, o cliente também leva pra casa uma WallBox, espécie de carregador portátil que pode ser instalado na residência do comprador, e que irá auxiliá-lo a suprir as demandas de energia do automóvel”_, explica **Caio Mandarino**, gerente da Saga BYD Brasília.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/09022023_JP_BYD_8_1c3d14452c.jpg)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/09022023_JP_BYD_2_954b90b80c.jpg)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/09022023_JP_BYD_5_9740dbc89a.jpg)

**Custo**

Atualmente, automóveis elétricos são **isentos** de IPVA aqui em Brasília. Caio também conta que os carros elétricos costumam pagar valores menores nas revisões, em razão de apresentar uma estrutura **mais simples** e com poucos componentes mecanizados.

No entanto, o maior questionamento que os interessados fazem sobre os carros elétricos diz respeito ao **impacto na conta de luz**. Muitas pessoas pensam que os automóveis demandam uma grande quantidade de energia e que isso afetaria consideravelmente o orçamento doméstico, mas o gerente da BYD explica que não é essa a realidade.

_“É claro que ter um automóvel elétrico vai gerar mudanças na conta de luz, mas é um gasto muito pequeno se comparado com um veículo à combustão. Usando como exemplo o Yuan Plus, modelo da BYD que possui 458km de autonomia, pra você rodar com ele em Brasília hoje, o gasto estimado na conta de luz com as recargas é a partir de R$ 35 ao mês. Para rodar essa mesma quilometragem, o valor gasto em combustível já é muito maior”_.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/09022023_JP_BYD_29_0e880f54b3.jpg)
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/09022023_JP_BYD_17_abc6373596.jpg)

**Manutenção**

Outro questionamento feito em relação a carros elétricos está no **tempo de recarga**. A ideia de que o automóvel demora para carregar por completo é mais um mito. Um automóvel da BYD pode levar cerca de oito horas para ser completamente carregado, mas durante o uso em perímetro urbano, as paradas em semáforos e frenagens vão regenerando um pouco a bateria. Caio explica que os usuários **não devem esperar a descarga completa** do veículo para fazer a recarga: _“O ideal é fazer essa recarga ao consumir de 20% a 80% da bateria, até mesmo para preservar a vida útil delas”_.

E o que fazer em relação a eventuais **batidas e amassados**? Como sabemos que ninguém está imune a complicações no trânsito, para evitar que o carro sofra uma pane e deixe de operar em razão de uma colisão, os automóveis da BYD recebem uma proteção de alumínio no local onde estão instaladas as baterias. Do tipo ‘Blade’, elas possuem o formato de lâminas sobrepostas e **são mais difíceis de serem danificadas**.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/09022023_JP_BYD_13_22bb65a858.jpg)

**Na estrada**

Da mesma forma que seria com um veículo à combustão, viagens com carros elétricos também requerem **planejamento e estratégia**. Com o aumento da procura por esses automóveis, aos poucos as cidades estão se planejando para oferecer mais estrutura aos proprietários e pontos de carregamento ao longo da estrada.

Uma boa forma de buscar por pontos de carregamento é o aplicativo **_PlugShare_**: através dele, os usuários compartilham os locais e estabelecimentos onde é possível fazer a recarga do seu veículo com segurança. Dessa forma, você pode fazer a pesquisa de acordo com a rota da sua viagem.

Se para alguns motoristas que viajam muito ter um veículo 100% elétrico se torna inviável ou muito burocrático, o híbrido é a opção perfeita. _”Um veículo híbrido plug-in tem uma autonomia de até 1.100 km. Com o tanque cheio e a bateria carregada você vai de Brasília e São Paulo”_, explica Caio.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.