O que antes parecia **distante** ou **pouco imaginável**, hoje já é uma realidade no Brasil: os **veículos elétricos** estão disponíveis, e ao que tudo indica, **vieram para ficar**. Apesar do crescente interesse dos motoristas acerca dessa nova forma de dirigir, ainda há quem se mantenha **cético** ou **receoso** em relação ao seu **funcionamento, manutenção** e **comportamento** em estradas, principalmente durante viagens mais longas.
A **[Saga BYD Brasília](https://sagabyd.com.br/)** é a **primeira** concessionária da cidade que oferece apenas carros híbridos e 100% elétricos, e não só quer **desmistificar** esse conceito pré-existente de que ter um carro elétrico é difícil, mas também mostrar que ele cabe perfeitamente no seu dia dia.
**Onde carregar?**
É perfeitamente **possível** carregar um automóvel elétrico na sua própria **casa**, e não se faz necessária a construção de grandes estruturas para auxiliar na recarga. Bastam apenas uma **fiação boa** e um **disjuntor independente**. Além disso, há diversos pontos de carregamento espalhados em **áreas públicas e estabelecimentos comerciais** de Brasília, que podem dar aquela ajuda em um momento de emergência.
_”Um dos diferenciais da BYD é que ao sair da concessionária, o cliente também leva pra casa uma WallBox, espécie de carregador portátil que pode ser instalado na residência do comprador, e que irá auxiliá-lo a suprir as demandas de energia do automóvel”_, explica **Caio Mandarino**, gerente da Saga BYD Brasília.
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**Custo**
Atualmente, automóveis elétricos são **isentos** de IPVA aqui em Brasília. Caio também conta que os carros elétricos costumam pagar valores menores nas revisões, em razão de apresentar uma estrutura **mais simples** e com poucos componentes mecanizados.
No entanto, o maior questionamento que os interessados fazem sobre os carros elétricos diz respeito ao **impacto na conta de luz**. Muitas pessoas pensam que os automóveis demandam uma grande quantidade de energia e que isso afetaria consideravelmente o orçamento doméstico, mas o gerente da BYD explica que não é essa a realidade.
_“É claro que ter um automóvel elétrico vai gerar mudanças na conta de luz, mas é um gasto muito pequeno se comparado com um veículo à combustão. Usando como exemplo o Yuan Plus, modelo da BYD que possui 458km de autonomia, pra você rodar com ele em Brasília hoje, o gasto estimado na conta de luz com as recargas é a partir de R$ 35 ao mês. Para rodar essa mesma quilometragem, o valor gasto em combustível já é muito maior”_.
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**Manutenção**
Outro questionamento feito em relação a carros elétricos está no **tempo de recarga**. A ideia de que o automóvel demora para carregar por completo é mais um mito. Um automóvel da BYD pode levar cerca de oito horas para ser completamente carregado, mas durante o uso em perímetro urbano, as paradas em semáforos e frenagens vão regenerando um pouco a bateria. Caio explica que os usuários **não devem esperar a descarga completa** do veículo para fazer a recarga: _“O ideal é fazer essa recarga ao consumir de 20% a 80% da bateria, até mesmo para preservar a vida útil delas”_.
E o que fazer em relação a eventuais **batidas e amassados**? Como sabemos que ninguém está imune a complicações no trânsito, para evitar que o carro sofra uma pane e deixe de operar em razão de uma colisão, os automóveis da BYD recebem uma proteção de alumínio no local onde estão instaladas as baterias. Do tipo ‘Blade’, elas possuem o formato de lâminas sobrepostas e **são mais difíceis de serem danificadas**.
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**Na estrada**
Da mesma forma que seria com um veículo à combustão, viagens com carros elétricos também requerem **planejamento e estratégia**. Com o aumento da procura por esses automóveis, aos poucos as cidades estão se planejando para oferecer mais estrutura aos proprietários e pontos de carregamento ao longo da estrada.
Uma boa forma de buscar por pontos de carregamento é o aplicativo **_PlugShare_**: através dele, os usuários compartilham os locais e estabelecimentos onde é possível fazer a recarga do seu veículo com segurança. Dessa forma, você pode fazer a pesquisa de acordo com a rota da sua viagem.
Se para alguns motoristas que viajam muito ter um veículo 100% elétrico se torna inviável ou muito burocrático, o híbrido é a opção perfeita. _”Um veículo híbrido plug-in tem uma autonomia de até 1.100 km. Com o tanque cheio e a bateria carregada você vai de Brasília e São Paulo”_, explica Caio.