Para participar do encontro do G20, no Rio de Janeiro, a ministra do Desenvolvimento Internacional da Noruega, Anne Beathe Tvinnereim, chegou ao País nessa quinta-feira (18), e iniciou a sequência de compromissos oficiais em Brasília, na Embaixada da Noruega.
Na ocasião, o embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud, reuniu autoridades e representantes diplomáticos da capital para receberem Tvinnereim na capital.
“A Noruega e o Brasil têm uma amizade profunda e duradoura. Apesar de um clima muito diferente, temos muito em comum: Um grande compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, uma firme defesa dos direitos humanos, e uma forte convicção na cooperação internacional e na diplomacia”, afirmou Ruud.
Na lista de convidados estiveram a ministra de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, 0 embaixador Andre Correa do Lago, da ministra do STJ, Maria Thereza de Assis, do presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, da coordenadora-residente das Nações Unidas no Brasil, Silvia Rucks, da secretária-geral no Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Rosa Lemos, do diretor-executivo da Transparência Internacional, Bruno Brandão, secretário-adjunto da Presidência da República, Gabriel Lui, e do gerente de relações institucionais do Fundo Amazônia do BNDES e Rodrigo Tosta.
No menu, criado e executado pela chef Helena Gomez, foram servidos pratos brasileiros e alguns noruegueses, como Fårikal, feito de repolho e cordeiro; Gravlax, salmão marinado, e o bacalhau norueguês, que foi o motivo inicial da nossa ampla cooperação, entre iguais, com o Brasil.
Durante a passagem pelo Brasil, Tvinnereim visitará à Floresta Nacional do Tapajós, onde conhecerá iniciativas de manejo florestal e os esforços de conservação, ao lado da ministra do Clima e Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva, e a ministra do Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze.
Confira os registros do evento: