Categories: Esportes

Na despedida de Suárez, Grêmio vence o Vasco

No último jogo em casa do Grêmio na temporada, o atacante uruguaio Luis Suárez pôde se despedir da melhor forma. Foi dele o gol da vitória diante do Vasco, por 1 x 0, na noite deste domingo, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time gaúcho entrou no Z4, superando o Botafogo, que ficou no 0 x 0 com o Cruzeiro, em partida disputada no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. 

No outro lado da tabela, o Vasco se salvou de entrar na zona do rebaixamento, mesmo perdendo em Porto Alegre, graças à vitória do América-MG sobre o Bahia, por 3 x 2, em Belo Horizonte. Três times já estão rebaixados matematicamente para a Série B em 2024: o próprio América, Coritiba e Goiás.

A última vaga será decidida na próxima rodada. O Santos, que tem 43 pontos, enfrenta o Fortaleza, que já assegurou vaga na Copa Sul-Americana, às 21h30, na Vila Belmiro. No mesmo horário, em São Januário, o  Vasco, que tem 42, recebe o Red Bull Bragantino, já garantido na pré-Libertadores. O Bahia, com 41, terá como adversário o Atlético-MG, vice-líder do Brasileirão, que tem remotíssimas chances de conquistar a competição – para isso, precisa golear os baianos por uma diferença acima de oito gols e torcer para uma derrota do Palmeiras diante do Cruzeiro, no Mineirão.  

O jogo
Mais de 50 mil torcedores marcaram presença para se despedir do astro, que deve acertar com o Inter Miami, dos Estados Unidos, time que tem Lionel Messi. Suárez completou 53 jogos em sua passagem pelo Grêmio, com 27 gols e 17 assistências. Ao fim da partida, seus filhos entraram em campo e assistiram junto com ele a um vídeo de homenagem feito pelo Grêmio com gols do uruguaio.

Apesar da atenção especial com Luis Suárez, o atacante uruguaio encontrou espaços em alguns momentos, como em chute de fora da área, que explodiu na zaga e outra jogada pela direita, em que deu uma caneta em Léo e chutou do lado de fora da rede. O Vasco também teve suas oportunidades. Em falha defensiva, Fábio recuou errado e a bola ficou com Vegetti, que bateu prensado da meia-lua, sem perigo. Depois, em rápido contra-ataque, Gabriel Pec chegou à linha de fundo e cruzou para Vegetti. Pressionado, ele não conseguiu finalizar bem.

O Grêmio até balançou a rede aos 34 minutos. Luis Suárez cobrou falta na direita e Rodrigo Ely apareceu livre na segunda trave para completar de cabeça. Após revisão, porém, foi marcado impedimento. Depois da anulação, o técnico Ramón Díaz cobrou duramente o zagueiro Maicon pela falha de marcação. Essa foi apenas uma das discussões do Vasco no primeiro tempo. Vegetti também deu uma bronca na defesa e Gabriel Pec em lance que houve outra falha de marcação e Puma Rodríguez discutiu com Paulinho na saída para o intervalo.

Luis Suárez seguiu tendo espaço no segundo tempo e precisou de 30 segundos para abrir o placar. Nathan Fernandes disparou em velocidade na direita e tocou para Suárez. Na meia-lua, ele chutou de primeira, colocando no cantinho, sem chance para Léo Jardim.

O Vasco teve uma boa chance de empatar quando Marlon Gomes foi acionado na esquerda e cruzou na medida para Vegetti. Ele apareceu atrás do marcador, mas finalizou mal. Quem quase ampliou foi o Grêmio. Em boa jogada na direita, Ferreira invadiu a área e chutou cruzado para excelente defesa de Léo Jardim. No rebote, Suárez finalizou um pouco sem ângulo, mas acertou a trave.

A resposta do Vasco veio com Marlon Gomes, que disparou pela direita, tabelou com Praxedes e finalizou cruzado, para fora. Nos acréscimos, Payet foi acionado na esquerda e tocou para trás Praxedes chutou rasteiro e Caíque fez grande defesa, evitando o empate. O Vasco se lançou ao ataque nos minutos finais e sofreu alguns contra-ataques, mas o placar não se alterou mais.

 

GRÊMIO 1 X 0 VASCO

GRÊMIO – Caíque; Fábio (Gustavo Martins), Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Ronald) e Cristaldo (Nathan); Nathan Fernandes (André), Luis Suárez e Ferreira (Cuiabano). Técnico: Renato Gaúcho.

VASCO – Léo Jardim; Robson (Praxedes), Maicon e Léo; Puma Rodríguez, Zé Gabriel (Jair), Marlon Gomes (Serginho), Paulinho (Payet) e Lucas Piton; Gabriel Pec (Rossi) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.

GOL – Luis Suárez, aos 30 segundos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Gustavo Martins, Bruno Alves (Grêmio). Marlon Gomes (Vasco).

ÁRBITRO – Ramon Abatti Abel (SC).

RENDA – R$ 3.742.522,00.

PÚBLICO – 48.106 pagantes (50.481 presentes).

LOCAL – Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

Estadão Conteúdo

Posts Recentes

Eleições municipais: o que você precisa saber se for votar neste domingo (6)

Entenda o processo eleitoral, os cargos em disputa e os direitos dos eleitores para as…

24 minutos ago

Resgate de brasileiros no Líbano é reprogramado para este sábado (5)

Operação foi adiada nesta sexta-feira para análise de segurança

1 hora ago

Boulos vai pedir prisão de Marçal após divulgação de suposto laudo falso sobre uso de droga

Candidato do PSol acusa adversário de espalhar suposto receituário que alega uso de entorpecente

9 horas ago

Disputa entre Nunes, Boulos e Marçal é a mais acirrada em São Paulo desde 2000

Datafolha mostra cenário de indefinição, com apenas 2 pontos percentuais separando principais candidatos

9 horas ago

Pesquisa: 40% dos brasileiros acreditam que aparência física pode afetar futuro individual

Entrevistados também acreditam que sucesso no relacionamento está atrelado aos cuidados pessoais

10 horas ago

Parada LGBT+ Rio: organizadores planejam iniciativas sustentáveis

Evento no dia 24 de novembro deve se transformar em Parada Verde

10 horas ago