Categories: República

Na COP27, Brasília apresenta iniciativas contra as mudanças climáticas

O Distrito Federal foi protagonista, na última segunda-feira (14), na **27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP27)**, no Egito. O **secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho**, apresentou as ações de mitigação e adaptação implementadas pela pasta no DF, na programação do Painel Cidades Verdes Latino-americanas: o papel do meio ambiente no alcance do carbono zero, evento organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, na área de negociações do **Local Governments and Municipal Authorities**, na Blue Zone.

>“Por estar localizada no bioma cerrado, berço das águas do Brasil, estamos cuidando dos aquíferos, fazendo a recuperação de nascentes e a implantação de agroflorestas com o apoio do GEF e do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) pelo Projeto CITinova. Plantando árvores, estamos plantando água”, disse o secretário.

Em painel ao lado das chilenas Krist Naranjos, governadora do Estado de Coquimbo, e Carolina Leitão, prefeita da cidade de Peñalolen, além do deputado federal eleito por Pernambuco Pedro Campos, **Sarney Filho destacou a importância da transição energética para matrizes mais limpas**, no enfrentamento à crise climática.

![Cerrado foi exaltado como o berço das águas na conferência: projetos auxiliam na manutenção do regime das chuvas na região (Toninho Tavaes/Agência Brasília)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Toninho_Tavaes_Agencia_Brasilia_bioma_cerrado_48ab157b74.jpg)

“_Estamos prestes a implantar, em Brasília, um projeto-piloto de usinas solares fotovoltaicas para atender prédios públicos de parques, escolas e um hospital_”, afirmou. O secretário destacou, ainda, a importância de todas as cidades realizarem ou atualizarem os próprios **inventários de emissões de gases de efeito estufa** (GEE) como base para a formulação de projetos e políticas públicas.

“_O principal emissor de GEE da capital federal é a frota veicular, que ainda se utiliza de combustível fóssil. Estamos trabalhando em um plano para substituir, num futuro próximo, a fonte de energia dos veículos públicos por uma limpa e renovável_”, afirmou.

![Painel reuniu iniciativas inovadoras na América Latina: secretário Sarney Filho representou Brasília no evento (Ascom/Sema-DF)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Sema_DF_Sarney_Filho_1_93c2b3373c.jpeg)

O evento **Cidades Verdes Latino-americanas** teve abertura das deputadas federais eleitas Marina Silva (Rede Sustentabilidade-SP) e Célia Xakriabá (PSol-MG) e do senador Jacques Wagner (PT-BA).

**COP27**

A 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas segue até o dia 18 de novembro com o objetivo de **reforçar o compromisso dos países participantes com ações de mitigação e enfrentamento aos efeitos nocivos da ação humana sobre o meio ambiente**.

Com o lema **Together for Implementation (Juntos pela Implementação)**, esta edição da COP traz o foco no conceito de perdas e danos, uma **compensação financeira** que está sendo discutida no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, para que os países mais vulneráveis tenham chance de se recuperar de enchentes, secas extremas e demais eventos climáticos.

Também está no centro dos desafios desta COP a regulamentação do **mercado de carbono**, um mecanismo financeiro que os países ricos terão para compensar as emissões de gases de efeito estufa por meio do financiamento de iniciativas de conservação ambiental nos países em desenvolvimento.

As negociações seguem até o fim da semana, quando deve ser pactuado o documento final da **COP do Egito** a partir do consenso possível entre os blocos dos países ricos e o dos países em desenvolvimento.

**Governadores**

Em missão na COP27, no Egito, o secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho, integrou o Encontro de Governadores pelo Clima, uma **iniciativa de 25 estados brasileiros que lançou o Consórcio Brasil Verde** para a comunidade internacional, no espaço Brazil Climate Action Hub.

![Sarney Filho representou o governador Ibaneis Rocha no evento com governadores brasileiros na COP27 (Ascom/Sema-DF)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Sema_DF_Sarney_Filho_governadores_3aaf8604e6.jpeg)

O Brasil Verde tem o propósito de **intensificar a busca de fontes de financiamento subnacional** para ações de adaptação e mitigação das mudanças climáticas. O lançamento do Consórcio na COP27 foi também um momento para receber demandas da sociedade civil presente no evento.

“_Brasília tem cumprido a sua missão. Fizemos o inventário de emissão de gases de efeito estufa e estamos implementando projetos-pilotos de energia renovável, como a construção de uma usina de energia solar fotovoltaica que atenderá prédios públicos em parques, escolas e um hospital veterinário_”, disse Sarney Filho.

Segundo ele, com a **sinergia entre os governos estaduais e municipais com o governo federal**, será possível avançar ainda mais na agenda, referindo-se às ações implementadas pela Sema-DF com o apoio do **Projeto CITinova de Cidades Sustentáveis**, uma parceria entre a Secretaria, o Ministério de Ciência e Tecnologia, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Organizado pelo **Centro Brasil Clima (CBC)**, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade, o evento teve abertura do diretor do centro, Guilherme Sirkis, e do consultor sênior em Advocacy da organização, Fábio Feldmann.

Participaram o governador do Espírito Santo e presidente da Coalizão Governadores pelo Clima, Renato Casagrande, e os governadores dos Estados do Pará, Helder Barbalho; Acre, Gladson Cameli; Amapá, Valdez Goes; Mato Grosso, Mauro Mendes; e Rondônia, Marcos Rocha. E ainda as **ex-ministras do Meio Ambiente Izabella Teixeira e Marina Silva**.

A **Coalizão dos Governadores pelo Clima foi institucionalizada em 2020**, com o objetivo de reforçar o compromisso dos estados em relação à implementação do Acordo de Paris, que estabeleceu a meta dos 196 países signatários em deter o aumento do aquecimento global em 1,5 grau em relação aos níveis pré-industriais.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Share
Published by
Redação GPS

Posts Recentes

Obras de restauro do Teatro Nacional já dão nova cara à Sala Martins Pena

Inicialmente, os serviços se concentraram na construção dos mecanismos de segurança e de acessibilidade do…

15 minutos ago

“Tem grampo até na cueca”: diz PF sobre Abin Paralela

Polícia Federal encontrou ligação com alvos do inquérito das fake news

31 minutos ago

Recanto das Emas recebe quarta edição do projeto Cuide-se

Participantes poderão passar por triagem de saúde e serviços odontológicos

35 minutos ago

CLDF publica redação final e PPCub segue para a sanção ou veto de Ibaneis

Texto foi aprovado no dia 19 de junho e permite uma série de modificações no…

1 hora ago

Lula defende regulação urgente das big techs e fala em construir proposta com Congresso

Lula disse que deve se reunir nesta semana com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski

1 hora ago

Caetano Veloso e Maria Bethânia dão um gostinho da turnê com vídeo de ensaio

Irmãos celebram reencontro musical após 45 anos e mantêm mistério sobre o repertório da turnê

2 horas ago