Com a descoberta de uma gravidez, muitas mamães que antes levavam uma vida ativa e exercitavam-se regularmente passam a ter medo de frequentar a academia ou continuar com a mesma rotina de exercícios. Algumas abdicam de seus treinos com receio de que eles possam prejudicar o bebê de alguma maneira.
Mas a verdade é que continuar exercitando-se não faz mal ao bebê na maioria das situações. É necessário respeitar a orientação de um profissional, mas, na realidade, abster-se de exercícios costuma afetar muito mais as gestantes. Ir à academia não é apenas fazer exercícios, mas também um hábito saudável com muitos momentos de socialização, onde as mães mantêm amizades e podem conversar sobre assuntos que não estejam no espectro da maternidade.
Essa socialização é importante, pois quando o bebê nasce, muitas vezes as mães sentem-se solitárias. Ama, doa-se e dá atenção total ao filho que acabou de chegar, mas sente falta de uma vida mais semelhante com o período antes da gestação. Elas costumam relembrar-se dos treinos, das saídas e das amizades que a ajudavam a cuidar da própria saúde mental.
A profissional de Educação Física Dani Rico sabe bem como é esse sentimento. Especialista em educação perinatal e com uma longa estrada profissional em Brasília, foi a partir de uma necessidade pessoal que Dani desenvolveu o programa que hoje carrega seu nome e já atendeu mais de 16 mil mães em 22 anos.
“A primeira ideia foi montar um programa que atendesse a parte física das gestantes. Comecei com aulas de musculação, atividades na água, palestras e cursos para elas. Mas quando eu ia visitá-las após os nascimentos, percebia que elas estavam muito abandonadas, isoladas. Fiz um programa pós-parto para incentivá-las a voltar para a academia”, conta Dani.
Hoje, o programa está disponível diariamente nas unidades de Águas Claras e na 508 Sul, da Acuas Fitness. Por lá, atende gestantes, mães, bebês a partir dos três meses e até papais. A programação é especial para cada grupo e oferece exercícios não só para as mamães, como também para os pequenos. “Além dos exercícios, há também a rede de apoio formada pelas próprias mães, que se ajudam e trocam experiências”, diz Dani Rico.
As gravidinhas também podem fazer aulas de natação, hidroginástica e atividades no solo. As mães conseguem realizar atividades individuais, como treinamento funcional e ginástica localizada, como também reforçam os laços com os bebês nas aulas de sling dance. Já os pequenos possuem momentos desenvolvidos especialmente para eles, como natação, musicalização e psicomotricidade.
“Nossa intenção é oferecer aulas especiais para que as famílias e os parceiros também participem. Temos o cuidado de envolver todo mundo para crescer e se informar sobre essa maternidade, prepará-los para o nascimento desse bebê que está para chegar”, completa Dani Rico.
SERVIÇO
Programa Dani Rico na Acuas Fitness
Unidades: Águas Claras (Av. Castanheiras, Ed. Big center Praça de alimentação, 1º andar) e 508 Sul (SHCS CR QD 508 bloco C, Entrada ao lado do Big Box)
Telefone: (61) 3435-0055 e (61) 98625-8496 (Águas Claras) / (61) 4042-8294 e (61) 99360-0759 (508 Sul)