Ameaçado de deportação pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o bilionário Elon Musk foi às redes sociais para “puxar o saco” do antigo chefe. No X, rede social da qual é proprietário, o dono da Tesla afirmou ser preciso “dar créditos a quem merece”, ao comentar o anúncio do republicano sobre o acordo de cessar-fogo em Gaza.
“[O presidente Donald Trump] tem resolvido com sucesso, diversos conflitos graves ao redor do mundo”, publicou o bilionário, repostando o anúncio do governante norte-americano.
Credit where credit is due. @realDonaldTrump has successfully resolved several serious conflicts around the world. pic.twitter.com/0EyHHy5Gfo
— Elon Musk (@elonmusk) July 2, 2025
Musk deportado?
A bajulação ao ex-chefe ocorre um dia após Trump ter dito que pretende “dar uma olhada” na possível deportação do bilionário. Musk é sul-africano e se mudou para o Canadá na juventude e passou a viver nos EUA após a faculdade.
“Não sei [se vai deportar Musk], acho que vamos ter que dar uma olhada nisso. Talvez a gente tenha que colocar o Doge (Departamento de Eficiência Governamental) em cima do Elon. Sabe o que é o Doge? O Doge é o monstro que talvez tenha que voltar e comer o Elon. Não seria terrível?”, afirmou o presidente americano.
Trump fez uma postagem nas redes sociais, que insinua que o insinuou que o Doge deveria analisar os incentivos federais recebidos pelas empresas de Musk. O presidente americano disse que “os EUA economizariam uma fortuna”.
A declaração de Trump se deu após a sugestão de Musk sobre a criação de um novo partido nos EUA, o Partido da América, caso o Congresso aprove um pacote fiscal proposto pelo presidente.
Musk fez parte do governo Trump entre janeiro e maio deste ano, atuando no Doge com promessa de cortar US$2 trilhões em gastos federais e encerrou milhares de empregos e contratos.
Trump afirma que Musk recebe diversos subsídios federais, e estaria irritado pois o governo buscar acabar com as políticas de incentivo aos carros elétricos, algo que chama de “mandato do carro elétrico”. Os dois vêm trocando ofensas e provocações desde o rompimento da relação.