O Superjazz Festival retorna ao CCBB Brasília para sua terceira edição, com estreia no dia 30 de abril, marcando o Dia Internacional do Jazz. Este ano, o evento adota um novo formato, com encontros quinzenais até 6 de agosto, sempre ao ar livre e a partir das 17h, reunindo o melhor do jazz e da música afro-brasileira em um dos fins de tarde mais encantadores da capital, com ingressos gratuitos.
“Seguimos com a proposta do festival de mesclar estilos tendo o Jazz como elemento central, consolidando o Superjazz como um evento que não apenas celebra a sua rica herança, mas também explora suas novas possibilidades e fusões, principalmente com a música Afro Brasileira. O festival também abrirá um pequeno edital, voltado para novos artistas e estudantes de música, reafirmando nosso compromisso com a valorização da música instrumental e a inclusão de novos talentos da cena musical do DF”, comenta Dudão Melo, idealizador do festival e do Coletivo Superjazz.
A curadoria do evento foi realizada pela cantora e compositora Flor Furacão, o DJ, produtor e músico Mario Sartô e o trompetista Paulo Black. “Participar da equipe de curadoria do Superjazz Festival, ao lado de Flor Furacão e Paulo Black, foi uma experiência muito gratificante. Juntos conseguimos montar um line up incrível, que traça um verdadeiro panorama da riqueza e da diversidade do cenário musical jazzístico do Distrito Federal”, afirma Mario Sartô, um dos curadores convidados.
Para a programação de estreia, o festival traz o pianista Renato Vasconcellos, responsável por dar inícios as apresentações com um repertório autoral com composições novas e faixas dos seus discos, além de interpretações que dialogam com o jazz, a música brasileira e a formação erudita do artista que sobe ao palco acompanhado por André Vasconcelos (guitarra), Oswaldo Amorim (baixo) e Thiago Cunha (bateria).

Renato Vasconcellos
Em seguida, é a vez do guitarrista, compositor e produtor Daniel Santiago, um dos nomes mais expressivos da música instrumental contemporânea no Brasil. Parceiro de Milton Nascimento, Hermeto Pascoal e Hamilton de Holanda, Santiago une as raízes da música brasileira ao rock progressivo e às complexidades do jazz moderno. No Superjazz, ele traz ao público um show que traduz sua linguagem original, definida por Guinga como nostálgica e futurista.

Daniel Santiago
Também na programação, a Rádio Superjazz entra em cena antes dos shows, durante as transições e no encerramento. A seleção musical é conduzida por Dudão Melo e DJ SartÔ, que assinam a curadoria e a discotecagem com um olhar atento à pluralidade sonora do festival, entre clássicos do jazz, grooves, brasilidades e sons contemporâneos.
Confira a programação completa
30/04 – Estreia da temporada 2025
17h Rádio Superjazz
18h Renato Vasconcelos
19h15 Rádio Superjazz
19h30 Daniel Santiago
21h Rádio Superjazz
14/05
17h Rádio Superjazz
18h Maboh e Os Jazzies
19h15 Rádio Superjazz
19h30 Passo Largo convida Gaivota Naves
21h Rádio Superjazz
28/05
17h Rádio Superjazz convida Clube do Vinil BCE/UNB
18h Paula Zimbres
19h15 Rádio Superjazz
19h30 J.G. Joshua
21h Rádio Superjazz
Serviço
Superjazz Festival – 3ª. Temporada
De 30 de abril a 6 de agosto – quinzenalmente
Horários:
Sempre às quartas-feiras
A partir das 17h
Ingressos gratuitos, mediante retirada no site e na bilheteria física do CCBB Brasília.
Local: Jardim do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul