GPS Brasília comscore

Museu no mar do Caribe ganha esculturas “vivas”

Localizado em Granada, o primeiro museu de esculturas subaquáticas do mundo, recebeu novas obras que parecem vivas

Compartilhe:

No fundo da Baía de Molinere, na costa oeste de Granada, repousa um museu extraordinário que se destaca não apenas pela sua singularidade, mas agora também pela vivacidade de suas esculturas subaquáticas. 

O Molinere Bay Underwater Sculpture Park, criado em 2006 pelo escultor e ecologista britânico Jason deCaires Taylor, ganhou recentemente 31 novas obras, marcando a primeira vez que o acervo recebeu esculturas coloridas.

As novas adições ao parque subaquático surpreenderam não apenas os visitantes, mas também a imprensa internacional, que as descreveu como tão realistas que se assemelham a verdadeiros fantasmas dançando sob as ondas cristalinas do Caribe.

Troy Lewis assinou quatro das novas obras

A CNN americana destaca que as novas esculturas fazem parte da coleção ‘Coral Carnival’, uma série inspirada no Spicemas, o Carnaval de Granada celebrado tradicionalmente em agosto. Entre as obras subaquáticas estão criaturas carnavalescas, incluindo a representação do Jab Jab, personagem acorrentado que simboliza a liberdade para os habitantes da ilha. 

As peças foram feitas no Reino Unido, e inspiradas em modelos reais que posaram para Jason deCaires Taylor e artistas locais, como Troy Lewis, responsável por quatro novas peças. Entre elas a ‘Cristo das Profundezas’, uma réplica da estátua dada ao povo de Granada em agradecimento ao socorro à tripulação e passageiros do navio Bianca C., que naufragou na costa da ilha em 1961.