GPS Brasília comscore

Museu Nacional traz retrospectiva emocionante de Pedro Ivo Verçosa

O Museu Nacional da República irá receber, a partir do dia 30 de março, a mostra cultural PEDRO | Retrospectiva Pedro Ivo Verçosa. A exibição consiste em obras de diversos tipos, como pinturas, desenhos, fotografias e colagens, que demonstram o quão variado era o repertório do artista, que faleceu em 2020, aos 34 anos.

 

Reprodução/Divulgação

 

A exposição, que conta com a curadoria de Ralph Gehre, conta com 400 obras únicas produzidas pelo artista, e irão ocupar a galeria principal do museu. As peças ficarão exibidas até o dia 4 de junho, e, durante o período da mostra, serão disponibilizadas visitas mediadas e oficinas de arte.

 

Um dia antes do fim da mostra, no dia 3 de junho, será lançado o catálogo da exposição, com textos produzidos por diversos curadores e depoimentos de colegas artistas que eram próximos a Pedro. Será anunciado também neste dia o vencedor da bolsa de pesquisa Pedro Ivo Verçosa.

 

Reprodução/Divulgação

 

A exibição traz todo o trabalho da vida de Pedro, em ordem cronológica, permitindo que os visitantes observem seu desenvolvimento de seus métodos, assim como o desenvolvimento pessoal do artista.

 

Pedro era formado em artes visuais pela Universidade de Brasília (UnB), e foi um dos principais artistas de sua geração. O principal trabalho realizado por ele foi sua pesquisa sobre a percepção do tempo e seu registro, que ele demonstra em seus trabalhos de fotografia e pintura.

 

Reprodução/Divulgação

 

Sua trajetória como artista teve destaque por sua função agregadora como fundador de espaços de criação artística em Brasília, como o espaço LAJE, e em São Paulo, no caso do espaço BREU.

 

Para Ralph Gehre, realizar uma mostra como a de Pedro é ambíguo e intenso, mas traz também uma grande responsabilidade, pois o curador conheceu Pedro quando ainda era criança, e acompanhou sua trajetória como artista desde cedo. Em conversa com o Portal GPS, contou um pouco sobre o sentimento de poder realizar a curadoria da exposição:

 

É uma alegria, um prazer poder fazer a exposição, e o fato de ser uma obra concluída traz muita responsabilidade, de apresentar um conjunto retrospectivo do trabalho de Pedro. Por mais que não seja a obra completa que esteja à mostra, é um painel bastante amplo e representativo de sua produção, com um conjunto intenso e de muita qualidade”, relatou.

 

Reprodução/Divulgação

 

O curador contou também sobre a representatividade da mostra, que traz o sentido do jovem artista resgatando a linguagem clássica da pintura, em especial a figurativa, como era o caso de Pedro. Ralph trouxe também um fato curioso sobre Pedro: era uma pessoa que convivia com outras pessoas do meio. “Isso faz com que a exposição trace um panorama ao redor dele, apresentando parcerias com outros artistas que ele convivia”, conta.

 

Ralph conta que, para ele, o principal objetivo da exibição é mostrar aos jovens artistas a possibilidade de construir um trabalho e a importância de encontrar um lugar de expressão. “O objetivo é mostrar com qualidade, de uma forma compreensível, que um conjunto de obras de um jovem artista de Brasília com uma expressão muito qualificada, pode trazer uma lição de vida para os mais jovens que buscam um lugar para se expressar”, expõe o curador.

 

Reprodução/Divulgação

 

A exibição será dividida em 12 etapas, como foi pensada a retrospectiva. Além dos painéis expositivos presentes no museu, foi construído um núcleo central da mostra. Será a partir dele que a mostra irá se desenvolver, mostrando a trajetória do artista. A exibição contará com depoimentos de seus colegas de profissão com os quais fez diversas parcerias ao longo de sua carreira.

 

Carlos Alberto Oliveira, pai de Pedro, relatou a emoção da família com a nova exposição que homenageia o seu filho em conversa com o GPS. Para ele, a exposição é uma homenagem das pessoas que conviveram com ele e tiveram sua vida afetada positivamente. Carlos conta também que os sentimentos são muitos, mas principalmente orgulho sobre o trabalho e carinho deixado por seu filho.

 

Estamos felizes e orgulhosos, com certeza, assim como chorosos e saudosos. Sentimo-nos gratos a tantos que se dispuseram a prestar essa linda homenagem, proporcionando assim, a muitos, conhecer seu talento, seu trabalho e a importante participação ao movimento artístico de sua geração nesta cidade. Esse é o meu lindo filho Pedro”, completou.

 

 

Veja também

Pablo é um dos 30 artistas que terão obras expostas …

Estudo afirma que gentileza é um fator vital para a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI