GPS Brasília comscore

Museu da República completa 16 anos com agenda comemorativa

A cúpula branca, que ocupa 15 mil metros quadrados entre a **Rodoviária do Plano Piloto** e a **Catedral de Brasília**, se destaca na paisagem do Planalto Central. Esse é o **Museu Nacional da República**, um dos cartões postais da capital. Nesta quinta-feira, 15, o espaço completa **16 anos de existência**. A inauguração aconteceu em 2006, no dia em que **Oscar Niemeyer**, autor do desenhou do edifício, comemorava 99 anos. Apesar disso, o projeto da obra arquitetônica nasceu quase quatro décadas antes, junto ao sonho de **Juscelino Kubitschek**, em 1957.

Também chamado de **Museu Honestino Guimarães**, o espaço integra o **Conjunto Cultural da República**, juntamente com a **Biblioteca Nacional de Brasília**. O nome homenageia o aluno de Geologia da **Universidade de Brasília (UnB)** desaparecido em 1973, após ser preso por liderar movimentos de combate à Ditadura Militar. Com um acervo de 1411 peças, o espaço já foi lar para mais de **360 exposições** desde 2006, entre curadorias externas e internas.

![Foto: Júnior Aragão/Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/a7a24923_1ce2_4b85_9c48_401cea7b6ffa_444054c285.jpg)

Para celebrar o aniversário, o **Museu Nacional da República** sediará uma **programação especial**. Uma exposição única, baseada no extenso acervo, será iniciada em 15 de dezembro e ficará aberta até julho do próximo ano. No mesmo dia, uma mostra que reúne pinturas e esculturas de **Antônio Batista de Souza Poteiro** se abre ao público. Para a ocasião festiva, a **Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS)** também se apresenta no espaço.

![Foto: Instagram](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Snapinsta_app_1080_316624119_450493707158943_526870798067384829_n_d184f8628d.jpg)

**_Aqui estou – corpo, paisagem e política no acervo do Museu Nacional da República_** é o nome da exposição que reúne 50 importantes peças da organização. De acordo com a curadora da mostra, a Doutora em História da Arte **Sabrina Moura**, o objetivo é desvincular a arte local da visão colonial já conhecida. **_”A gente tem um acervo e pode pensar a história da arte brasileira fora de matrizes praticadas no eixo Rio-São Paulo”_**, explica.

A mostra será responsável pelo **resgate de obras** que, na maior parte do tempo, ficam armazenadas. A exposição dos itens foi possibilitada pela colaboração da **Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec)**, responsável pela administração do aniversariante, com a **Organização das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e a Cultura (Unesco)**.

>_“É uma ação institucional importante, porque vamos deixar as obras, que na maior parte do tempo ficam na reserva técnica, à mostra para o público, e vamos fazer isso a partir de um olhar fundamentado em pesquisa do acervo”_, explica a **Sara Seilert**, diretora do museu.

![Foto: Instagram](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Snapinsta_app_1080_314485226_669763798161636_620629948304350680_n_36d4ae622f.jpg)

Enquanto a exposição é estreada no mezanino do **Museu Nacional da República**, a **OSTNCS** se apresentará na **Galeria Principal**. A orquestra preparou um repertório inteiramente brasileiro. Canções de **Claudio Santoro, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Renato Russo** e temas folclóricos serão relidas na formação de cordas e percussão do grupo. **_”São peças que têm um significado para Brasília, seja pelo seu conteúdo temático musical, seja em decorrência do peso dos compositores na história da Capital”_**, explica o maestro regente **Cláudio Cohen**.

**Antônio Poteiro** (1925-2010), artista nascido em Portugal e radicado no Brasil, também será homenageado durante o aniversário do museu. A mostra **_As matérias vivas de Antônio Poteiro: barro, cor e poesia_** reúne três gerações. Serão expostas 39 pinturas e oito esculturas do homenageado, três esculturas de seu pai e outras três de seu filho.

_”Ao agregar trabalhos de três gerações, [a mostra] oferece ao público a oportunidade de ver como a arte de Antônio Poteiro é herdeira, continuadora e transformadora da tradição ancestral presente em sua família, originada numa região, em Portugal, que há séculos é conhecida pela cerâmica”_, escreve **Divino Sobral**, responsável pela curadoria da mostra.

**SERVIÇO:**

**Exposições no Museu Nacional da República**

_Aqui estou – corpo, paisagem e política no acervo do MuN_, curadoria de Sabrina Moura (Mezanino)

15 de dezembro a 2 de julho de 2023

_As Matérias Vivas de Antonio Poteiro: Barro, cor e poesia_, curadoria de Divino Sobral (Galeria Térreo e Sala 2)

15 de dezembro de 2022 a 12 de fevereiro de 2023

Setor Cultural Sul, próximo à Rodoviária do Plano Piloto

Horário de visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 18h30

Entrada gratuita

*** Com informações da Secec

Veja também

A “psicopatia” é frequentemente associada a comportamentos antissociais e violentos, …

A série tem um clima clássico, do detetive particular que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI