A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal de autorizar a volta de Ibaneis ao cargo gerou uma rápida repercussão entre os políticos. O governador estava afastado desde o dia 9 de janeiro em decorrência dos atos golpistas do dia anterior, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
O presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), comentou a decisão em suas redes sociaios. “Nesta data, o ministro Alexandre de Moraes concedeu autorização para que nosso governador retorne ao comando do Distrito Federal. Com a decisão, a justiça prevaleceu e a vontade popular foi respeitada, permitindo que a equipe que trabalha pelo DF esteja reunida novamente, ainda mais fortalecida para atender às demandas da população. Seja muito bem-vindo, governador. Juntos, continuaremos trabalhando pelo desenvolvimento de Brasília. O trabalho continua!“, disse.
O deputado distrital Robério Negreiros (PSD), líder do governo na Câmara Legislativa, classificou o retorno como “acertado“. “Decisão acertada que deixa claro que o governador Ibaneis não teve qualquer participação direta ou indireta nos acontecimentos do dia 8 de janeiro. O momento agora exige muito trabalho e olharmos para frente. A população do DF precisa muito de um governo coeso e liderado pelo primeiro governador reeleito em primeiro turno da história“, disse ao GPS.
Paulo Octávio, ex-senador, empresário e presidente do Lide Brasília, que disputou as eleições de 2022, destacou a importância do retorno de Ibaneis para a estabilidade do Distrito Federal. “Foi muito importante a volta do governador Ibaneis Rocha ao Palácio do Buriti. A decisão do ministro Alexandre de Moraes mostra o respeito ao eleitor e à democracia e garante a plena governabilidade do DF. E é isso que o setor produtivo precisa para fazer o seu papel de gerador de empregos e renda: segurança jurídica, respeito ao arcabouço legal e equilibro entre poderes”.
Segundo Joaquim Roriz Neto (PL), deputado distrital, a volta do governador representa, antes de mais nada, o cumprimento da democracia. “Em segundo lugar, simboliza a Justiça. Ibaneis foi afastado abruptamente, sem o direito de se manifestar sobre os ocorridos.”
Fábio Félix, deputado distrital pelo PSOL, comentou em seu Twitter que Ibaneis deve explicações à população sobre diversos temas urgentes, como os “escândalos e mortes no IGES-DF e as falhas que levaram a uma tentativa de golpe em Brasília.”
Outro político a repercutir a volta do governador foi o distrital Max Maciel (PSOL). “O Governador Ibaneis voltou e o que não vai faltar é trabalho, já que o povo do DF tem muitas demandas e cabe ao poder executivo dar respostas”, publicou o distrital em sua rede social.
A deputada federal Erika Kokay (PT), destacou que a volta do governador ao cargo não pode ser confundida com a falta de necessidade da continuidade nas investigações sobre os atentados do dia 8 de janeiro. “Nada de impunidade aos responsáveis pela barbárie instaurada naquela tentativa de golpe frustrada”, comentou.
Alberto Fraga, deputado federal pelo PL, comemorou a volta de Ibaneis ao Palácio do Buriti. “Um total desrespeito um governador eleito em primeiro turno ter sido afastado do cargo como aconteceu. Agora vamos trabalhar e cuidar da nossa cidade“, complementou.
Adversário de Ibaneis nas eleições do ano passado, o senador pelo DF, Izalci Lucas (PSDB), lembrou o tempo de afastamento do governador. “Finalmente o governador eleito do DF, Ibaneis Rocha, retomou seu cargo, conforme anunciado há pouco pelo ministro do STF. Ibaneis ficou afastado por mais de 60 dias, mas agora pode voltar a exercer integralmente suas funções. Desejo um bom retorno ao governador.“
Senadora eleita em 2022, Damares Alves (Republicanos), destacou a volta do governador ao Buriti. “Vibrando com esta notícia. Nosso Governador volta e encontra um time motivado a fazer do Distrito Federal o melhor lugar do Brasil para se viver. Nossa Vice-Governadora, minha amiga e irmã, foi gigante e nos uniu nos dias de tanta instabilidade.“
Ex-líder de Ibaneis na Câmara Legislativa do DF, Hermeto (MDB), comemorou a decisão. “Moraes autorizou agora a volta do governador Ibaneis. A população do Distrito Federal agradece! É uma equipe forte, parabéns governador, seja bem-vindo onde o senhor não devia ter saído“, disse.
A distrital Jaqueline Silva (sem partido), agradeceu Celina Leão pelo período no cargo de governadora em exercício. “Celebro o retorno do governador Ibaneis Rocha ao comando do Distrito Federal, cargo em que foi merecidamente e democraticamente eleito. E a minha gratidão e reconhecimento à vice-governadora Celina Leão pelo excelente trabalho feito com muito esforço e dedicação.“
O distrital Jorge Vianna (PSD) também parabenizou Celina pelo comando provisório do GDF e adotou um tom de cobrança. “O Ibaneis voltou e as cobranças também! Recebemos a notícia que o governador Ibaneis volta ao cargo que foi eleito. O time do governo está completo, e com a volta dele, as cobranças vão continuar! Parabéns, Celina pela condução do governo e pelo excelente trabalho!“, disse.
Doutora Jane (Agir), distrital aliada de Ibaneis, postou uma foto com o governador em seu Instagram e comentou: “Celebramos o retorno do governador Ibaneis Rocha. Além da justa medida, restabelece o fluxo democrático natural de um governador desejado pela população e eleito em primeiro turno. Parabéns à governadora em exercício, @celinaleao, que, de forma competente e respeitosa, conduziu o governo durante esse período. Desejamos sorte e que a normalidade se restabeleça em benefício de Brasília.“
Rogério Morro da Cruz, distrital pelo PMN, postou: “Hoje a democracia venceu. Foi assegurado o direito de exercer o mandato ao Governador escolhido pela ampla vontade popular, em eleição histórica no primeiro turno. Parabéns, Governador Ibaneis, trabalharemos juntos em prol de São Sebastião e do Distrito Federal”.
Thiago Manzoni, deputado distrital do PL, falou em alívio com o retorno de Ibaneis. “Hoje é um dia de alegria e alívio com o retorno do governador Ibaneis Rocha ao comando do Distrito Federal. A vontade da população que o reelegeu em primeiro turno está sendo respeitada. Parabéns à Celina Leão pelo excelente trabalho que fez à frente do governo.“