A publicitária, economista, empreendedora e ex-secretária do Turismo no Distrito Federal, Vanessa Mendonça, foi agraciada com o título de embaixadora do Prêmio Unlock Her Future 2024: Edição América Latina. A premiação, promovida pela renomada The Bicester Collection, destaca e impulsiona iniciativas de impacto social lideradas por mulheres empreendedoras em toda América Latina.
Vanessa Mendonça foi a escolhida para representar o Brasil nesta edição do prêmio, ao lado de outras notáveis personalidades latino-americanas. “Fiquei muito honrada ao ser convidada para participar de um projeto como esse. É uma oportunidade incrível para empreendedoras sociais brasileiras”, destaca.
Entre as embaixadoras que se destacam na edição de 2024 do Unlock Her Future: Edição América Latina, estão nomes como Anayansi Rodriguez, ex-ministra do Turismo da Guatemala; Claudia Cornejo, ex-ministra do Comércio Exterior e Turismo do Peru; Denise Zuñinga, ministra do Turismo da Guatemala; Gloria Guevara, ex-secretária de Turismo do México; Monica Zalaquetti, ex-ministra da Mulher e da Igualdade de Gênero no Chile; Morena Valdez, ministra do Turismo de El Salvador; Natalia Bayona, diretora-executiva da OMT da Colômbia; Sofia Montiel de Afara, ex-ministra do Turismo do Paraguai; e Yanina Martinez, subsecretária de Turismo da Argentina.
“Também não posso deixar de mencionar que estou ao lado de grandes mulheres de outros países, algumas das quais foram ministras de Turismo ou Secretárias de estado de Turismo, e que tive a honra de conhecer durante o período que estive à frente da Secretaria de Turismo do GDF”, explica Vanessa Mendonça.
Entenda a premiação
O Prêmio Unlock Her Future: Edição América Latina tem como objetivo principal identificar ideias inovadoras de empreendedoras latino-americanas com potencial para gerar impactos positivos sociais ou ambientais, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
As vencedoras serão anunciadas em junho, em Madri e receberão apoio financeiro de até USD 100 mil, participação em programas educativos e coaching de liderança.
As inscrições para o prêmio estão abertas e são direcionadas a empreendedoras sociais que atendam aos seguintes critérios:
- Ter uma ideia inovadora que possa gerar impactos sociais ou ambientais positivos.
- Ter a ideia inovadora alinhada com pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
- Ser cidadã e residente da região da América Latina.
- Ter a intenção de registrar e operar a start-up na América Latina, visando gerar impactos significativos nessas comunidades.
O prêmio é uma iniciativa que reconhece e valoriza o papel das mulheres empreendedoras na promoção do desenvolvimento sustentável e na construção de um futuro mais inclusivo e igualitário para toda a região.