GPS Brasília comscore

Mulheres diplomatas reivindicam mais espaços no Itamaraty

As servidoras do Ministério das Relações Exteriores se uniram para reivindicar mais espaços de destaque para mulheres dentro da estrutura do Itamaraty pelo mundo.

As diplomatas visam alcançar altos postos nas embaixadas mais disputadas, como a de Paris, Londres, Washington e Roma, por exemplo.

O movimento reivindica, sobretudo, participação e embaixadoras negras e LGBTQIA+. É um dos maiores eventos feministas de assunto internacional, no Brasil, nos últimos 100 anos.

Nesta segunda-feira (16), às 13h, uma assembleia irá fundar a [Associação das Mulheres Diplomatas Brasileiras (AMDB)](https://mulheresdiplomatas.org/), entidade que dará legitimidade ao movimento.

Para se ter ideia, atualmente, o número de mulheres na carreira de diplomata gira em torno de pouco mais 30% do total de servidores.

No atual governo Lula, a primeira mulher assumiu a Secretaria-Geral do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Maria Laura da Rocha ocupa o segundo posto mais alto da carreira diplomática.

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.