A presença feminina na gastronomia tem crescido nos últimos anos, mas a cozinha profissional ainda é um ambiente dominado por homens. Apesar dos avanços, chefes mulheres enfrentam desafios para alcançar posições de destaque em restaurantes renomados, especialmente em premiações internacionais, onde a representatividade feminina ainda é baixa.
No Brasil, apenas 7% dos restaurantes com estrela Michelin são comandados por mulheres, refletindo um cenário global de desigualdade. Mesmo em países com índices mais altos, como a Espanha, a presença feminina não ultrapassa 11%. A pesquisa australiana Chef’s Pencil revelou que, mundialmente, apenas 6% dos melhores restaurantes são liderados por mulheres, evidenciando que ainda há um longo caminho para a equidade no setor.
A primeira mulher a se formar em gastronomia e ganhar destaque na profissão foi Benedita Ricardo de Oliveira, em 1981. Ela foi a grande inspiração para que muitas mulheres saíssem do comando exclusivo da cozinha de suas casas e assumissem a chefia de diversos restaurantes pelo Brasil e em especial, Brasília. O GPS|Brasília te conta quem são algumas das mulheres de destaque na gastronomia brasiliense.
Ticiana Werner
Ticiana Werner, chef e proprietária do restaurante que leva seu nome, nasceu em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, onde cresceu na fazenda e aprendeu a cozinhar intuitivamente, com uma paixão especial por churrascos e cafés coloniais. A mudança de vida da família para Brasília nos anos 2000 a levou a unir sua formação em administração de empresas com seu amor pela culinária, dando início à sua carreira gastronômica.
Em 2008, ela abriu o Ticiana Werner Restaurante & Empório, apostando em um self-service diferenciado com pratos de qualidade e foco em produtos saudáveis. Com seu espírito inovador, criou o rodízio de risotos em Brasília e sempre esteve à frente de ações para promover a gastronomia local, como o incentivo à venda de vinhos brasileiros.
Renata Carvalho
Nascida em Brasília com raízes mineiras, Renata Carvalho é especialista em fogo e cozinha de brasa. Formada em gastronomia pelo IAG – Buenos Aires, chefiou cozinhas na Argentina e em Brasília, além de atuar como curadora de eventos na Europa e no Brasil. Assinou a curadoria do Mané Mercado e de três edições do Na Praia Festival, onde também coordenou a área de alimentação.
Com mais de 20 anos de experiência na gastronomia e vivência no audiovisual, é sócia-fundadora da Ricco Burger, que conta com oito unidades em Brasília e planeja, em breve, uma expansão nacional e internacional. Além disso, exerce a chefia executiva e a diretoria de criação em suas empresas.
Raquel Amaral
A jornada de Raquel é atípica como sua personalidade. De designer gráfica a chef renomada, ela iniciou sua carreira vendendo marmitas na rua, e rapidamente se consolidou como Personal Chef de eventos para grandes figuras do mundo empresarial e político. Ao longo de décadas, também prestou consultoria para bares e restaurantes, expandindo sua presença na gastronomia. Sua participação no reality show The Taste Brasil 3 e, mais recentemente, no Masterchef Profissionais de 2024, ampliaram sua visibilidade e consolidaram sua carreira.
Autodidata, Raquel se dedica constantemente ao aprimoramento de suas habilidades culinárias, destacando-se pela inovação. Sua criatividade culminou na criação da primeira cachaça assinada por uma chef no Brasil, um feito pioneiro que reflete sua ousadia e capacidade de transformar sua paixão pela gastronomia em marcos importantes na indústria.
Alda Bressan
Com raízes italianas e paixão pela gastronomia desde a infância, Alda Bressan é o nome por trás do sucesso da Cantina da Massa, um dos mais tradicionais restaurantes italianos de Brasília. Nascida em Santa Catarina e criada em meio às tradições culinárias de sua família, Alda aprendeu desde cedo os segredos das massas artesanais e dos molhos preparados com tempo e afeto.
Em 1996, ao lado do marido, trouxe para a capital federal o que viria a se tornar uma referência da autêntica cozinha italiana. Combinando técnicas ancestrais com um olhar cuidadoso para a qualidade dos ingredientes, Alda mantém viva a tradição de sua família, garantindo uma experiência gastronômica única para quem busca sabores autênticos e uma atmosfera encantadora.
Lily Araújo
Há 16 anos trabalhando com gastronomia, a Chef Patisserie Lily Araújo começou sua jornada na alta gastronomia no restaurante Gero, em Brasília, no ano de 2010. Por lá seguiu até 2019, quando junto com seu marido, o também chef Theo Marques, saíram do Gero, e em parceria com o Carlão, deram vida ao seu primeiro restaurante, Papa Cucina, no Gilberto Salomão.
Atualmente, além do Papá, ela comanda a cozinha e também é sócia dos restaurantes Marie Cuisine (Brasília e Belo Horizonte), Cozze Mediterrâneo, Nonno Cantinetta e Babbo Osteria. Lily é especializada em pâtisserie e viennoiserie (combinação de técnicas da confeitaria e panificação francesa).
Júlia Almeida
Júlia Almeida é pesquisadora de alimentos, professora e consultora em gastronomia, com uma trajetória consolidada em cozinhas renomadas do Brasil e da América do Sul. Com passagens por restaurantes prestigiados como Maní, Carlota e Central, destacou-se em Brasília como chef do Almería, onde sua cozinha inovadora ganhou reconhecimento.
Atualmente, Júlia é sócia fundadora do Coletivo Cajuí, empresa voltada para consultoria gastronômica, eventos e aulas de culinária. Além disso, coordena a criação de cardápios e o treinamento de equipes em sete estabelecimentos da capital, influenciando a cena gastronômica local com sua expertise e criatividade. Entre outros restaurantes, Júlia assina o cardápio do Café Castanho, e Patinho Feio.