GPS Brasília comscore

Mudanças estruturais: 202 Norte dá boas-vindas a reformas em prédios funcionais

Construções da década de 1970 eram moradia de deputados federais, e nunca passaram por reestruturação

Sempre vi isso aqui assim. À noite, dá uma sensação de insegurança, tem muita gente que fica na praça, que está abandonada, usando drogas. Teve uma época que as pessoas invadiram e começaram a morar no local“, conta o zelador Alcides Carneiro, que trabalha há 11 anos em um prédio em frente aos blocos K e L da Super Quadra Norte (SQN) 202. E essa era a sensação da maioria dos moradores da região onde ficam dois prédios pertencentes à União, que servem como apartamentos funcionais da Câmara dos Deputados e estão abandonados há quase dez anos. 

Os prédios começaram a ser reformados há cerca de três meses. As construções da década de 1970 eram moradia de deputados federais em Brasília, e nunca passaram por uma reforma estrutural. A obra dos dois blocos vai custar R$ 100 milhões. De acordo com a Câmara, a deterioração causada pelo uso e pelo tempo onera o custo. “Além disso, como não estão em condições de usabilidade, esses apartamentos contribuem para o aumento do déficit de unidades habitacionais destinadas aos deputados federais”, diz a nota enviada pela assessoria do Poder Legislativo. 

Foto: Vanessa Castro

Foto: Vanessa Castro

Além de atualizar o prédio, a quantidade de apartamentos será ampliada. Antes com 235 m² cada, nesta reforma os apartamentos são reduzidos e ficarão com cerca de 104 m², transformando os 24 apartamentos de cada bloco em 48. “Com a duplicação das unidades, haverá aumento do número de apartamentos disponíveis para uso parlamentar e consequente redução dos gastos com auxílio-moradia”, complementa o texto da Câmara.

A reforma anima a vizinhança, já que a deterioração dos prédios acabava trazendo consequências para os moradores da quadra. O advogado aposentado Rivanor Pinheiro mora há 27 anos no bloco A, com a janela virada para os dois prédios, e comemora o início das obras: “Estamos felizes porque vai iluminar a região, diminuir a sensação de insegurança que tínhamos e com certeza vai valorizar a região“, avalia. 

Foto: Rayra Paiva

Foto: Vanessa Castro

Uma outra moradora, que preferiu não se identificar, concorda que a revitalização será benéfica para a região, principalmente porque vai contribuir para que as ruas fiquem mais limpas e iluminadas. Ainda em fase inicial, segundo a Câmara, a previsão de conclusão é em fevereiro de 2026. Na mesma quadra, existem apartamentos funcionais para militares.

No entanto, há quem critique. Luciana Aquino que mora na quadra vizinha, 203 Norte, mas costuma passar todos os dias pela 202 durante os passeios com o seu cãozinho, reclama que as estruturas da obra invadiram a calçada e parte da rua, e que o parquinho em frente aos blocos está completamente abandonado. “Essa obra vai custar milhões de reais, dinheiro público, e muitos deputados nem moram aí“, argumenta. Segundo ela, os apartamentos deveriam ter sido vendidos. 

Foto: Vanessa Castro

Detalhes

Com projetos dos arquitetos Danilo Matoso Macedo, Diogo Agum de Andrade, Elcio Gomes da Silva e Paulo Roberto Kozlowski Tannenbaum Filho. A reportagem entrou em contato com um dos arquitetos, mas ele informou que não está autorizado a passar informações sobre a obra e que só a Câmara dos Deputados poderia responder, no entanto o órgão não deu detalhes sobre o projeto.  

A execução da obra está sob responsabilidade da empresa Engemil Engenharia, de acordo com os contratos 98/2024 (Bloco K) e 99/2024 (Bloco L).

Além dos K e L, os blocos I e J — que também são funcionais — passarão por reformas após a conclusão da primeira etapa. Ao todo, os 96 apartamentos originais (24 apartamentos em cada bloco) serão divididos em 192 unidades “seguras, modernas e funcionais”, de acordo com a Câmara. 

Foto: Rayra Paiva

Foto: Rayra Paiva

O motivo das obras, segundo a Câmara, é que como não estão em condições de usabilidade, esses apartamentos contribuem para o aumento do déficit de unidades habitacionais destinadas aos deputados federais. Diferente dos dois primeiros, os blocos I e J ainda são habitados por parlamentares ou parentes dos deputados. 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Ao longo de sua vida, o Setor Carnavalesco Sul possibilitou …

Tumor maligno de pele é o mais incidente no Brasil …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI